A safra de verão em Dom Pedrito já começa a tomar forma, com os produtores de arroz e soja avançando nos preparativos e iniciando a semeadura, embora ainda dependam de condições climáticas favoráveis para garantir bons resultados.
A semeadura de arroz começou a evoluir de maneira mais consistente, com os produtores locais avançando nas áreas mais drenadas e de solo menos argiloso. Sendo uma cultura altamente tecnificada e bem estruturada, os produtores estão confiantes de que, caso o clima se mantenha adequado, conseguirão concluir o plantio dentro do período recomendado. A estimativa para a próxima safra é que aproximadamente 38 mil hectares sejam cultivados.
Neste período, os produtores têm focado na aquisição de insumos, manutenção de suas máquinas e negociação com agentes financeiros para garantir uma safra de sucesso.
No caso da soja, o plantio também começa a ganhar força dentro do período ideal. Se as condições climáticas colaborarem, espera-se que a área plantada retorne ao patamar de 160 mil hectares, conforme a previsão dos especialistas locais.
Além disso, o município já iniciou o monitoramento da ferrugem asiática, uma das principais preocupações dos produtores de soja, com os resultados sendo disponibilizados pelo site da Emater/RS, para que todos os envolvidos na produção possam acompanhar a situação e tomar medidas preventivas, se necessário.
0 Comentários