Escola Urbano das Chagas é destaque regional no IDEB




A 13º Coordenadoria Regional de Educação (13º CRE) revelou as escolas com melhores notas no Ideb dentro do Ensino Fundamental em sua área de abrangência. A escola estadual Urbano das Chagas aparece em destaque, tanto nos anos iniciais quanto finais.

Em segundo lugar nos anos iniciais, a escola figura com uma nota total de 7,1, ficando atrás da Escola Januária Leal (Caçapava do sul) que teve 7,6 de nota. A escola Urbano, também ficou em segundo lugar no ranking de anos finais com uma nota de 5,7. Outro educandário que teve destaque em Dom Pedrito foi a escola Senador Pasqualini, que figurou em segundo lugar nos anos iniciais, dentro do município.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

Conforme a 13ª CRE, as escolas da região aumentaram seus índices.

Postar um comentário

0 Comentários