Secretaria da Saúde do RS emite alerta para surto de doença que causa diarreia aguda




A Secretaria Estadual da Saúde emitiu nesta quinta-feira (7) alerta para surto da doença diarreica aguda, que afeta 25 cidades gaúchas. A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre.

Segundo a nota, os surtos da doença foram identificados desde o final de agosto e, em algumas cidades, têm como agente causador o norovírus. Uma investigação busca determinar a causa do surto em outros municípios, segundo a Vigilância Epidemiológica.

A transmissão da doença se dá, principalmente, através do consumo de água ou alimentos contaminados. No caso do norovírus, ela ainda pode ocorrer através de contato com superfícies contaminadas.

As cidades que estão no alerta são Dois Irmãos, Esteio, Morro Reuter, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Nova Prata, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, São Marcos, Pinto Bandeira, Santa Maria, Lavras do Sul, Colorado, Saldanha Marinho, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Horizontina, Tucunduva, Santa Rosa, Santo Cristo, Barra Funda e Sarandi.

O alerta traz recomendações para profissionais de saúde, escolas e creches. A secretaria indica que a população deve consumir apenas água de fontes confiáveis, e buscar sempre a higiene das mãos, bem como lavar alimentos e utensílios.

Creches e escolas que preparam refeições devem guardar amostras, de 100g ou 100 ml, de todos os alimentos preparados, incluindo bebidas, em embalagens apropriadas para alimentos, de primeiro uso, identificadas com, no mínimo, a denominação e data da preparação, armazenadas por 72 horas sob refrigeração, em temperatura inferior a 5 ºC. Caso algum aluno apresente sintomas, deve ser isolado dos demais. É recomendado ainda repouso e ingestão de líquidos, para evitar desnutrição.





Postar um comentário

0 Comentários