Pedritense se destaca com trabalho sobre agricultura familiar

A pedritense Ellen Souza foi destaque na Feira de Ciências e Inovação do Pampa – Fecipampa 2021, evento promovido pela Universidade Federal do Pampa, representando a Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito (EEEPDP). Ela venceu as fases municipal e estadual do concurso, apresentando um trabalho que procura responder como são desenvolvidos o apoio e a valorização da Agricultura Familiar no município de Dom Pedrito.

O enfoque principal sobre o tema foi demonstrar o conhecimento obtido sobre a importância da Agricultura Familiar no município, visto que pode-se perceber os benefícios que a mesma gera em âmbito nacional.

A alimentação escolar em Dom Pedrito e em muitas outras regiões do país tem boa parte dos seus produtos adquiridos através da agricultura familiar, garantindo alimentos saudáveis, contribuindo para um melhor desenvolvimento dos alunos. Além disso, assegura ao município o fortalecimento da cadeia de produção e comercialização, com a geração de emprego e renda, fortalecendo assim a economia local.

A pesquisa foi desenvolvida a partir de um período de estágio de Ellen na Prefeitura, junto à Secretaria da Fazenda, como parte integrante para obtenção do grau de Técnico em Agropecuária na EEEPDP.

Segundo ela, o apoio dos servidores da Pasta onde estagiou foi fundamental para o resultado obtido. “A Agricultura Familiar é responsável por produzir boa parte dos alimentos utilizados na alimentação escolar, proporcionando a geração de empregos e renda para a cidade, tornando-se assim, uma prática cada vez mais aplicada em diversos municípios do país”, destacou.

O estágio realizado na Secretaria da Fazenda somou 300 horas, entre os meses de fevereiro e abril, a aluna ressalta que obteve grande conhecimento e aprendizagem, fator que contribuiu bastante para a realização do trabalho vencedor.

“Agradeço ao meu orientador, Gabriel Castilho Mincolla, pelo apoio para a realização deste trabalho e pelo impacto positivo que teve na minha formação. Sou grata também ao secretário da Fazenda, Rafael Frantz Zanini, as nutricionistas da Secretaria de Educação, aos demais colaboradores da Fazenda, em especial ao Rodolfo Predoso Frantz que me auxiliou durante a trajetória do estágio realizado na Prefeitura de Dom Pedrito”, finalizou ela.


Postar um comentário

0 Comentários