Obelisco da Paz – Parque Farroupilha – será revitalizado



O arquiteto e urbanista Ângelo Pacheco, diretor do Estúdio Rastro Arquitetura, apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 16, projeto de revitalização e adequação do local onde está instalado desde 1945, o Obelisco da Paz Farroupilha (Parque Farroupilha), no subdistrito de Ponche Verde.

A apresentação ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo (Sedectur) com seus colaboradores, prefeito Mário Augusto, vice-prefeito Guiga, o presidente da Câmara de Vereadores Júnior Rodrigues, representantes da Secretaria do Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda.

Todo o estudo, análise e preparo envolvidos na ideia de remodelação da área aconteceram de maneira voluntária pela equipe do Estúdio Rastro Arquitetura com coordenação do arquiteto que, desde cedo, tem envolvimento com o tradicionalismo e, agora, mescla esse sentimento com a competência de seu trabalho para desenvolver uma nova e bela roupagem sobre um símbolo da Capital da Paz, bem como, de toda a história farroupilha.

A execução do projeto em questão será viabilizada por meio de uma reserva de verba do município, no valor de R$ 436 mil. As melhorias previstas para a estrutura do parque baseiam-se na remodelação nas áreas de entrada, galpão, casa de barro, pista de rodeios e criação de um Memorial da Paz Farroupilha, com monumento em homenagem aos combatentes e outras melhorias.

Também está previsto no projeto um pórtico, estacionamento, acessos à pista de rodeios e avenidas de acampamentos, arquibancadas, deck sobre o açude, entre outros.

Essas obras prometem oferecer condições atrativas para os visitantes, durante eventos já realizados e criar outros eventos que alcance turistas de diferentes localidades.

O prefeito Mário Augusto destacou a importância de Dom Pedrito receber de presente esse projeto. “Nossa gratidão, pela parceria firmada. Gesto solidário que ficará eternizado na história. Valorizar nossos pontos turísticos, em especial este, que é um marco da Revolução Farroupilha e da Paz”, destacou o prefeito.

Este será um dos presentes entregues para Dom Pedrito, alusivos às comemorações dos seus 150 anos de fundação.

Assim que o projeto for aprovado ele será encaminhado para o setor de Licitações, que será executado por etapas.


Postar um comentário

0 Comentários