Revertida decisão judicial que suspendia vacinação de profissionais da saúde constantes no PNI



Liminar concedida em Ação Civil Pública, determinou ao município de Dom Pedrito, no dia 20 de março de 2021, que priorizasse a vacinação dos grupos de risco e profissionais da saúde da linha de frente, vedando a vacinação de quem não integrasse a linha de frente, com fixação de multa, inclusive.
No entendimento da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, a decisão judicial contrariava o Plano Nacional de Imunização (PNI), que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, estava seguindo rigorosamente.

Desde a decisão judicial, o protocolo local sofreu alterações, passando a não imunizar os profissionais que não comprovavam trabalho ligado diretamente à área de saúde, como por exemplo, educadores físicos, biólogos e médicos veterinários.

A Procuradora Jurídica, Valéria Brinhol Pilecco, que atua no processo, interpôs recurso da decisão, obtendo, em juízo de retratação no primeiro grau, em decisão proferida pelo Judiciário, a reversão da decisão antes proferida.
 
Trecho da decisão

Em Juízo de Retratação, provê-se o agravo de instrumento para reformar a decisão recorrida, sem prejuízo de o MDP – Município de Dom Pedrito - observar rigorosamente as prioridades do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, em especial a prioridade dos profissionais de educação física, médicos veterinários e seus auxiliares frente aos idosos/deficientes não institucionalizados.

A procuradora destaca a importância de cumprir o plano, ressaltando que não houve irregularidade na vacinação local.

Segundo ela, a razão de vacinar alguns grupos que não integram a população de risco decorre da premissa de que vacinar o maior número de pessoas possíveis também na população mais ativa é uma forma de proteção, inclusive, aos grupos de risco.

Durante esta terça-feira, a reportagem recebeu relatos de alguns profissionais da educação física que procuraram o Posto Central, após divulgação da decisão judicial realizada pela Prefeitura, no entanto, tiveram a vacinação não disponibilizada. Entramos em contato com a secretária de Saúde Lilian Camponogara, que explicou que o município, no momento, não dispõe de doses para profissionais da categoria, apenas para idosos. Na última remessa a este grupo, foram vacinados profissionais liberais cadastrados em estabelecimentos de saúde. Segundo a secretária, os profissionais da saúde que estão em atividade podem procurar o Posto Central para encaminhar a vacina, em caso de disponibilidade, quanto as sobras que podem existir, o interessado poderá ser vacinado. 

Postar um comentário

0 Comentários