Programa de aquisição de alimentos beneficiou mais de 300 pessoas



A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) está participando de um novo programa, operado e desenvolvido em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), União, estados e municípios, visando a compra de alimentos direto dos produtores para distribuição entre entidades que dão assistência às famílias carentes.

O “Programa de Aquisição de Alimentos - PAA”, integra a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e recebeu adesão do município de Dom Pedrito através do edital do estado do Rio Grande do Sul, funcionando da seguinte forma: é feita uma doação direta, ou seja, o município recebe dos produtores e repassa para as entidades que utilizam o material no preparo das refeições ofertadas ou distribuição direta às famílias. Lembrando que é de responsabilidade das entidades fazer a distribuição.

Através de uma reunião convocada pela Emater e STDS, nove produtores locais da agricultura familiar aceitaram participar do PAA, onde foram ofertadas 22 variedades de produtos no decorrer do programa.

Já na primeira entrega, realizada no dia 20 de outubro, 340 pessoas - contabilizadas dentro das famílias - foram contempladas com um kit de verduras, legumes e frutas. Famílias essas que recebem atendimento das entidades APAE, Aspedef, Lar de Idosos, CRAS (famílias atendidas no Criança Feliz), Centro Juvenil, Unidade de Acolhimento (abrigo municipal), Albergue Municipal, Casa de Cursos e Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APAA).

O programa que teve início em outubro terá vigência até maio de 2021, sendo pré-requisito para participação das entidades, a inscrição das mesmas no Conselho Municipal de Assistência Social.

Já o pagamento dos produtos acontece de forma direta ao produtor através de cartão bancário individual específico do Programa de Aquisição de Alimentos.

Postar um comentário

0 Comentários