Ação pioneira: Rotary Club de Dom Pedrito e Sociedade de Medicina promovem distribuição de folders instrutivos relacionados à pandemia



Em uma ação pioneira, o Rotary Club Dom Pedrito e a Sociedade de Medicina de Dom Pedrito, com chancela do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), promoverão, durante as eleições municipais, no domingo, dia 15, a distribuição de folders elaborados através do Projeto Processo Eleitoral Potencializando a Imunização Natural. Trata-se de um material informativo com ações simples, eficazes e comprovadas quanto à prevenção ao Covid-19, mas que fogem ao já tradicionalmente apresentado, inclusive à nível mundial.

O projeto, que ocorre por meio do processo eleitoral, busca, dentre outras coisas, conscientizar a população quanto à necessidade da imunização natural. A ideia é tratar a questão da pandemia de uma forma até então inédita: direcionar a atenção para o inevitável embate “corpo a corpo” do organismo hospedeiro (ser humano) com o organismo invasor (vírus). Muito embora, no caso específico do Brasil, seja correto a adoção de condutas que levem ao “achatamento da curva” (resultado das medidas de contenção) como forma de proteção da capacidade de atendimento da rede de saúde (pública e privada).

Para a execução do projeto, os rotarianos estabeleceram contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), que apoiou a ideia, chancelando, inclusive, o uso da sua logo oficial no folder, demonstrando o ineditismo da ação, única em todo o Brasil. Estende-se os agradecimentos ao juiz eleitoral Alexandre Del Gaudio Fonseca, a médica Silvana Piemolini, presidente da Sociedade de Medicina e ao médico oftalmologista Rogério Tomasi, diretor da Sociedade de Medicina, integrante do Rotary Club de Dom Pedrito e delegado do CREMERS.

Como vai funcionar?

Após o eleitor votar, ele será orientado a levar o folder para casa. No material, constam informações quanto à prevenção, de forma ao fortalecimento do sistema imunológico, orientando grupos como o de fumantes, diabéticos, idosos e cardiopatas, além de dicas simples para o público em geral.

Ocorre que grande parte da população está ciente e segue as orientações de prevenções, mas não sabem como agir para fortalecer o organismo. Baseado nos “Sete Pecados Capitais’, o folheto traz as Sete Virtudes Vitais – boa alimentação, sono saudável, exercícios físicos, dentre outros tópicos.

Entenda

A maioria dos infectados sintomáticos graves (que necessitam de internação) e dos óbitos encontra-se nos grupos de risco, que são pessoas acima de 60 anos e com comorbidades (diabetes, hipertensão, asma, problemas pulmonares, cardiopatias, fumantes, imunodeprimidos, depressão, etc.), em especial as comorbidades “em descontrole”.

O projeto baseia-se na Medicina Preventiva, através de forte impulsionamento da melhora da qualidade de vida da população, impactando na melhoria da imunidade do organismo hospedeiro (ser humano) para que possa sobrepor-se, naturalmente, ao caráter patogênico do organismo invasor (vírus), possibilitando aumentar o grupo dos assintomáticos e diminuir, significativamente, o grupo de infectados graves e óbitos. Desta forma, automaticamente, haverá uma drástica baixa na demanda na atenção secundária e terciária da saúde da população, justamente os níveis de atendimento mais dispendiosos sob o aspecto financeiro, não só para o indivíduo, como também para os gestores públicos.

Outro ponto que deve ser destacado, é a rápida resposta imunológica individual diante das ações aqui indicadas, ou seja, já num período de aproximadamente 10 (dez) dias, de um modo geral, o ganho imunológico é muito considerável.

Em síntese, por meio de todas as informações presentes neste documento, pode-se afirmar que é através dessa catástrofe mundial (pandemia por COVID-19) que o Brasil tem uma “janela de oportunidade” para demonstrar que um processo eleitoral em todo território nacional (abrangência universal) é um importante marco de conscientização universal quanto aos melhores hábitos de saúde, a fim de realizar o combate de uma doença cujo espectro de alcance numa população também é universal.

Postar um comentário

0 Comentários