Operação “Estrada da Saída” combate abigeato de ovinos em Dom Pedrito



A Polícia Civil, através da Decrab/Bagé, vem investigando desde o início do mês de junho uma quadrilha especializada em furto abigeato, principalmente furto de ovinos. Conforme as investigações o grupo criminoso atacava propriedades rurais no interior de Dom Pedrito. Os indivíduos iam a campo, abatiam os animais com arma de fogo, carneavam no local, distribuíam a carne e depois vendiam os pelegos para barracas de lã.

No curso das investigações, policiais da Decrab apreenderam seis pelegos de ovelhas que tinham sido furtadas de uma das vítimas. Além disso, nesses últimos meses, dois veículos que eram utilizados pelos criminosos foram apreendidos.

Avançadas as investigações, a Decrab representou junto ao Poder Judiciário da Comarca de Dom Pedrito por cinco mandados de busca e apreensão, diligências fundamentais para as investigações, isto com intuito de encontrar provas da participação de alguns investigados no esquema criminoso.

Na manhã desta quinta-feira (8), a operação foi deflagrada com diligências no município de Dom Pedrito.

Nas residências foram encontradas diversos materiais utilizados para a prática do crime de abigeato como facas, serras e balança. Um arma de pressão adulterada para cal. 22 foi apreendida, típica conduta de abigeatários que modificam as armas para abaterem os animais no campo.

Conforme o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab, as diligências foram de suma importância para a elucidação dos crimes. O inquérito policial que apura os fatos será encaminhado ao Poder Judiciário nos próximos dias. As apreensões realizadas fortalecem o material probatório que integra os autos, possibilitando o indiciamento dos principais integrantes da quadrilha. 

Um homem foi preso. Alguns dos crimes ocorreram no Ponche Verde. 

Para a realização da operação Estrada da Saída a Decrab contou com o apoio da Delegacia de Polícia Dom Pedrito, 1° Delegacia de Polícia de Bagé e DRACO de Bagé.



Postar um comentário

0 Comentários