O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado na semana passada mostra que a rede pública, em Dom Pedrito (abarcando redes municipal e estadual) segue abaixo da meta estipulada. Quanto a 4ª série (5° ano), a rede pública pontuou 5.3, a meta projetada era de 5.8. Já 8ª série (9º ano) , registrou pontuação de 4.2, enquanto a meta projetada era de 4.9. A exceção se deu pelo ensino médio, especificamente o 3º ano, a meta era 3.0 e a pontuação registrada foi de 3.8.
Série/Ano | Pontuação observada | Meta estipulada |
4ª série/5ºano | 4.9 | 5.4 |
8ª série/9° ano | 3.7 | 4.7 |
Quanto às séries iniciais, apenas dois educandários do município tiveram sua pontuação observada diretamente. A escola Alda Seabra, quanto a 4ª série/5º ano, registrou pontuação de 5.2, pouco abaixo da meta projetada. A escola Professor Bernardino Tatu teve pontuação de 5.2, igualmente.
Já quanto a 8ª série/9° ano, três escolas municipais foram avaliadas. A escola municipal Alcides Maia teve melhor pontuação, com 4.5 pontos, seguida pela escola municipal Dr. José Tude de Godoy (4.2) e Herodiano Arrué (3.5).
Rede estadual
Série/ano | Pontuação observada | Meta estipulada |
4ª série/5ºano | 5.7 | 6.0 |
8ª série/9° ano | 4.4 | 4.8 |
3° ano/ensino médio | 3.8 | 3.0 |
Duas escolas estaduais ficaram acima da meta do Ideb
Na 4ª série/5º ano, as escolas estaduais Urbano das Chagas e Dulce da Fonte Abreu ultrapassaram a meta estipulada, com pontuações de 7.1 e 6.1, respectivamente, enquanto as metas eram de 6.9 e 5.7. A escola Urbano das Chagas repete a boa pontuação quanto ao 8ª série/9º ano: observou-se índice de 5.5, acima da meta de 4.9.
Entenda
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.
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