No período da pandemia, número de casamentos caiu 50% no Rio Grande do Sul, e 40% em Dom Pedrito


A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREGBR) divulgou, recentemente, uma avaliação do movimento do setor no período da pandemia causada pelo novo coronavírus, de março a julho de 2020, informando que “essa parcela do segmento foi duramente atingida pois, como os protocolos de saúde exigem que não sejam realizadas aglomerações, as festas precisaram ser desmarcadas ou adiadas. Além disso, a oficialização da união entre casais também teve redução”, enfatiza o documento.

E continua: “Os registros de casamentos nos cartórios do Rio Grande do Sul caíram 50,4% entre março e junho, com relação ao mesmo período do ano passado. Em março, abril, maio e junho de 2019, foram contabilizados 11.874 registros, enquanto este ano o número baixou para 5.932. Em abril a queda foi mais significativa, chegando a 76,29%, pois passou de 2.654 em 2019 para 629 este ano”.

Em Dom Pedrito, Cícero Amaral, titular do Serviço Notarial e Registral, apresenta os dados comparativos de março a julho de 2019 e 2020, lembrando que o cartório permaneceu fechado, por conta dos decretos em função da pandemia, do dia 18 de março a 15 de abril. O número de casamentos no período, em 2019, chegou a 42 em Dom Pedrito, enquanto que em 2020 foi reduzido para 25, uma diminuição em torno dos 40%.

Casamentos realizados em 2019

Março - 11, abril - 07, maio - 11, junho - 5, julho - 08. Total = 42

Casamentos realizados em 2020

Março - 3, abril - 0, maio - 10, junho - 8, julho - 4. Total = 25.

Outra curiosidade é que os casamentos, no cartório, estão sendo realizados com extrema limitação de presentes. “Nas cerimônias, comparecem os noivos e apenas duas testemunhas (padrinhos), observado o uso obrigatório de máscara por todos. Após a cerimônia o juiz de Paz e o registrador se retiram da sala, quando somente então os noivos e padrinhos retiram as máscaras para as fotos”, observa Cícero Amaral.

Entretanto, ele acrescenta que “alguns fazem esse procedimento, outros não tiram fotos e tem alguns que ficam de máscara, é muito variável. Após cada casamento, a sala e objetos são higienizados. Os casamentos em casa tinham sido cancelados, e após a liberação ainda não ocorreu nenhum, mas o procedimento é o mesmo que no cartório”.

Postar um comentário

0 Comentários