1º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina tem datas definidas na Campanha gaúcha


Aconteceu na segunda-feira (6) uma reunião para determinar as datas do 1º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina na região da Campanha. Com participação das extensionistas rurais sociais, os extensionistas e assistentes técnicos regionais Jacqueline Bragança e Fábio Gallarreta e a assistente técnica estadual de artesanato, Ivanir dos Santos, ficou definido o número total de 75 artesãos participantes, com 94 peças inscritas nas modalidades acessórios, mantas, xergão, poncho, colete, blusão e casaco.

A fase inicial do concurso se realiza neste mês de julho, em quatro etapas microrregionais, sendo a primeira no dia 22 (São Borja, Uruguaiana e Santana do Livramento), seguindo nos dias 23 (Caçapava e Lavras), 28 (Bagé, Aceguá, Dom Pedrito e Hulha Negra) e 30 (Rosário do Sul, São Gabriel, Quaraí e Alegrete). Organizados em etapas, os artesãos classificados passam para a fase regional, que acontece no dia 27 de agosto.

Segundo Jacqueline, a reunião provocou a reflexão sobre a importância das ações de Extensão Rural e Social, que de certa forma proporcionam a valorização das matérias-primas produzidas nas propriedades rurais e que geram a fonte de renda de diversas famílias no período entre as safras. Ela ainda destacou a dedicação dos artesãos e dos extensionistas na organização do concurso, sendo o primeiro online, que objetiva valorizar o trabalho do artesanato em meio à pandemia. “O objetivo principal do concurso é a valorização do artesão e da sua produção, estimulando sua criatividade e a produzir durante esse período de pandemia”, explica, ao destacar a parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Com peças inéditas, os artesãos e assistidos pela Emater/RS-Ascar ou aqueles que possuem carteira de artesão expedida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) participam trazendo técnicas de produção através das suas criações confeccionadas com lã crua ovina.



Postar um comentário

0 Comentários