Santa Casa ainda aguarda habilitação da UTI

Embora anunciado ainda em março que, no prazo de um mês, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa estaria habilitada a funcionamento, o governo do Estado justificou, em nota divulgada nesta segunda-feira (4), que o processo não foi levado adiante pelo Ministério da Saúde – devido a troca de titular -, assim, o governador Eduardo Leite disse que vai garantir as diárias dos leitos sob gestão estadual até que os repasses sejam regularizados pelo governo federal.

São 10 leitos a serem habilitados na Capital da Paz. Embora a nota afirme que, de forma geral, os leitos foram “criados” pelo governo do Estado, o provedor em exercício da Santa Casa, Luiz André Freitas Bálsamo reafirma que a estrutura da UTI foi possibilitada pela família Coradini, com apoio da família Potter, Clubes de Serviço, e demais forças vivas da comunidade. “O papel do estado é somente credenciar e dar alvará de funcionamento, e até o momento nenhum nem outro”, disse Bálsamo.

Recentemente, o governador chegou a afirmar que os 30 leitos abertos em Dom Pedrito – 10 leitos UTI e 20 leitos para atendimentos específicos ao Covid-19 – eram parte de uma ação do governo estadual, no entanto, Bálsamo desmentiu a informação, referindo que os leitos foram uma conquista da comunidade.

O que diz o governador?
“Como houve troca no Ministério da Saúde, a habilitação ainda não aconteceu e, para que possamos colocá-los imediatamente em operação, estamos encaminhando uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde que vai viabilizar o pagamento das diárias até que se tenha o recurso específico. É uma decisão muito importante para priorizar o atendimento à população”, afirmou Leite na transmissão ao vivo diária de atualização sobre coronavírus no Estado.

Postar um comentário

0 Comentários