Município tem duas internações por Covid-19

A Secretaria de Saúde recebeu 18 resultados, das 30 coletas que aguardavam, até a nossa última atualização ocorrida sexta-feira, às 17h. Foram confirmados 16 resultados não detectáveis, um detectável e uma recoleta positiva.

O caso positivo trata-se de um homem, 25 anos, da mesma linha de contágio dos casos anteriores, apresentando até o momento sintomas leves.

Conforme noticiamos na quinta-feira, dia 21, dos três casos positivos anunciados naquela oportunidade, dois deles se tratavam de idosos, um casal, ele com 80 anos e ela com 75 anos.

Este cenário de pessoas infectadas dentro do grupo de risco é novo para o município, até então tínhamos entre os infectados pela Covid-19 pessoas jovens e sem comorbidades. No dia 21, anunciamos que ambos estavam com sintomas leves, porém neste sábado, ambos foram internados. No momento estão estáveis.

Mas esse é sim um cenário preocupante para todos nós. Os casos positivos entre o grupo de risco têm maiores chances de complicações, por isso voltamos a pedir: se puder, fique em casa. Só saia para a rua em caso de necessidade (isso vale para todos) e, para as pessoas do grupo de risco os cuidados de distanciamento social, evitar aglomerações e higiene devem ser redobrados.

Outra preocupação da administração municipal, é em relação ao Decreto de Distanciamento Controlado, que está em vigor no Estado do Rio Grande do Sul desde o dia 11 de maio e, consiste na divisão por bandeiras, sendo atualizado semanalmente. Desde que o modelo está vigente, Dom Pedrito está na bandeira amarela que é a que tem o modelo mais brando de distanciamento. Conforme a pandemia avança nos municípios as bandeiras podem mudar para laranja, vermelha ou preta.

Um dos indicadores levados em consideração e, com maior peso para a mudança de cor de bandeira é o número de internações em razão da Covid-19. Desde o início da pandemia Dom Pedrito ainda não tinha nenhum caso internado.

O apelo das autoridades é para que a população respeite os Decretos do Estado e do Município. São medidas preventivas necessárias para que seja possível conter o avanço das contaminações.

A Prefeitura de Dom Pedrito por meio da Secretaria de Saúde deseja a todas as pessoas contaminadas pronta recuperação.

Postar um comentário

0 Comentários