"Dom Pedrito não está preparado para ter a reabertura do comércio", afirmou o prefeito Mário Augusto


Uma rodada de reuniões realizadas neste sábado (28), entre Executivo e diversas instituições e entidades do município, definiu pela não reabertura do comércio na próxima semana, no entanto, uma reunião está marcada para ocorrer na próxima quinta-feira (2), onde uma nova definição será tomada. A retomada das aulas também está fora de cogitação, ao mesmo tempo, a decisão poderá ser revista, caso o panorama do Covid-19 não evolua.

"Dom Pedrito não está preparado para ter a reabertura do comércio na próximo segunda-feira, pois não há estrutura de saúde pública adequada para atendimento caso mais pessoas sejam contaminadas", afirmou o prefeito Mário Augusto durante coletiva de imprensa. O chefe do Executivo manifestou preocupação com uma possível evolução do vírus. "Nesta semana não poderemos abrir o comércio", afirmou o prefeito. Decisão embasada, também, no que afirmou a Sociedade de Medicina.

"Não temos sequer EPIs para profissionais da saúde", salientou Mário Augusto, afirmando, por exemplo, que não há onde comprar os EPIs devido a grande demanda no momento.

A Secretária de Saúde, Lilian Camponogara, informou que a partir da próxima semana equipamentos de proteção deverão chegas aos municípios da região, também pontuou sobre a habilitação da UTI da Santa Casa. Lilian também observou que a procura no ambulatório montado junto ao Centro de Convivência está atendendo cerca de 25 pacientes diários, mas que passam por triagem. Ela destacou que a única paciente, até o momento, testada para Covid-19, não precisou passar por internação.

Luciane Moura, secretária do Planejamento, salientou que a fiscalização vai continuar, apesar da maioria da população estar compreendendo às medidas impostas para prevenção do Coronavírus.

A reportagem do Folha questionou quanto ao grande número de idosos registrados nas ruas da Capital da Paz. A secretária reconheceu que o número de idosos aumentou devido ao pagamento da aposentadoria - que iniciou durante esta semana -, assim, pediu aos familiares para prestarem apoio aos idosos - um dos grupos de risco quanto ao Covid-19.

A rodada de reuniões teve participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Comérciários, Sindicato Rural, Unipampa, Legislativo, entre outras entidades locais, além de secretários da administração municipal.

Assista a coletiva:  















Postar um comentário

2 Comentários

Unknown disse…
A cidade nao esta preparada a semana que vem o mês que vem e tbm daqui a um ano deveria ter se preparado antes vc não entra pra uma guerra sem munição valos abrir esse comércio pq preparado não vai ficar.
César Soares disse…
A cidade nao esta preparada a semana que vem o mês que vem e tbm daqui a um ano deveria ter se preparado antes vc não entra pra uma guerra sem munição vamos abrir esse comércio pq preparado não vai ficar.