Mapeamento do CPRM mostra município suscetível à inundações e movimentos de massa - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

4 de fevereiro de 2020

Mapeamento do CPRM mostra município suscetível à inundações e movimentos de massa




Dom Pedrito, nos últimos anos, foi castigado por adversidades climáticas, como enxurradas e enchentes, que deixaram inúmeros estragos na cidade e na zona rural. Dentro deste contexto, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou uma plataforma interativa que reúne informações sobre áreas com alto risco e muito alto risco de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e quedas de rocha, em mais de 1.600 municípios brasileiros. O serviço é um mapa online e contém uma base de dados que pode ser usada por gestores nacionais, estaduais e municipais, como as defesas civis de cada região, além da comunidade acadêmica, empresas privadas e a sociedade.

Na pesquisa, que pode ser realizada no site geoportal.cprm.gov.br, chama atenção que Dom Pedrito é o único município da região, destacado no mapa, com suscetibilidade a eventos como inundações e movimentos de massa (deslizamentos). Praticamente todas as localidades da zona rural – veja na imagem – são suscetíveis aos problemas. Na cidade, uma grande parte da zona urbana está vulnerável à enchentes e inundações – bairros Santa Maria, São Gregório, Sagrada Face e parte do bairro Getúlio Vargas. O risco geológico também é considerado alto.

Segundo a chefe da Divisão de Geologia Aplicada da CPRM, Sandra Fernandes, que coordena o trabalho de mapeamento de áreas de risco no país, o serviço é um visualizador que funciona como se fosse um mapa online."O mapa contém todas as informações que foram levantadas pelo Serviço Geológico do Brasil de 2012 até agora, referentes às condições de risco geológico, suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação e mapeamento de perigo de movimentos gravitacionais de massa", disse Sandra.

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads