Estudante pedritense se destaca na Obmep e participa da abertura do ano letivo

Foto: divulgação/Folha do Sul

A 13ª Coordenadoria Regional de Educação estará representada na abertura oficial do ano letivo da rede estadual, hoje, em Porto Alegre. Para a cerimônia, a Secretaria Estadual de Educação convidou os coordenadores regionais e um aluno destaque de cada região. Além da titular da coordenadoria, Miriele Barbosa Rodrigues, também estará presente o estudante pedritense Matheus Kummer, de 13 anos, que no ano passado ficou em terceiro lugar na etapa gaúcha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

O aluno da escola Coronel Urbano Chagas, participou em 2019 da Obmep pela segunda vez, já que no ano anterior ele chegou a ser inscrito na prova, mas não pôde comparecer na segunda etapa. A mãe do menino, Miriam Kummer, conta que ele sempre se destacou em matemática. “O Matheus é muito dedicado, é um orgulho para nós. Ele sempre fica entre os melhores da turma, as professoras até usam os cadernos dele como referência para os colegas”, relata.
Ao ser questionado sobre o bom desempenho na prova, o estudante afirma que sempre teve facilidade com os números. “É a matéria que eu mais gosto no colégio”, enfatiza Kummer. Inclusive, para o futuro, o menino pensa em seguir a área de Matemática ou Engenharia. “Quero alguma coisa que envolva números”, menciona.
A Obmep já chegou a sua 15ª edição, registrando mais de 18 milhões de inscritos, representando 54,8 mil escolas brasileiras. O objetivo da prova é estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos na área, contribuindo para a melhoria da educação básica. Todos os alunos que se destacam na prova recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. A cerimônia de premiação dos vencedores da Obmep 2019 ainda não tem data marcada.

As informações são do jornal Folha do Sul/Bagé

Postar um comentário

0 Comentários