Desencadeada fase da "Operação Desmanche" em Dom Pedrito


Na quarta-feira (5) foi desencadeada uma fase da "Operação Desmanche" em Dom Pedrito, coordenada pelo Departamento de Inteligência da Segurança Pública (DISP) da SSP. A operação reúne efetivos de Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar e DetranRS.

Na ação desta quarta-feira, a primeira da Força-Tarefa no município de Dom Pedrito, foram vistoriados dois estabelecimentos, sendo um deles um Centro de Desmanche de Veículos (CDV) cadastrado no DetranRS.

Nos dois locais, foram vistoriados cerca de 40 veículos por meio de chassi, placas e outros elementos identificadores, não sendo verificada nenhuma irregularidade quanto a roubo, furto e adulteração.

O estabelecimento não cadastrado no DetranRS foi interditado e lacrado. Recebeu autuação do DetranRS por irregularidades na certificação de origem do material comercializado, além de autuação do Corpo de Bombeiros por ausência de regularização junto à corporação. Este local teve todos os veículos recolhidos, numa apreensão de cerca de 20 toneladas de sucata irregular.

O CDV recebeu apenas autuações do DetranRS e dos Bombeiros para providenciar regularizações.

A operação contou também com participação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), por meio de vistoria no Presídio de Dom Pedrito, ação que resultou na transferência de quatro detentos para o Presídio de Uruguaiana.

Também foi realizada busca a foragidos, com apoio do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar, mas nenhum foi localizado.

A Força-Tarefa Desmanche é uma das principais políticas públicas para enfrentar o roubo e furto de veículos. Em 2019, esse tipo de delito caiu 31% no Estado na comparação com o ano anterior. Desde a sua criação, em 2016, a Força-Tarefa já vistoriou 54 municípios do RS, interditou mais de 130 estabelecimentos irregulares e apreendeu mais de 7 mil toneladas de peças automotivas sem procedência.

Fotos: Secretaria de Segurança Pública


Postar um comentário

0 Comentários