Rosário do Sul registra mais de 40 casos de ataques de palometas


Durante a primeira onda de calor em Rosário do Sul, quando as temperaturas ficaram próximas aos 40°C, houve relatos de ataques de palometas no Rio Santa Maria, na Praia das Areias Brancas. O número de pessoas atacadas foi superior a 40. Neste final de semana, outras duas pessoas procuraram atendimento médico no hospital local.

Conforme informações obtidas pelo Folha, alguns pedritenses teriam sido vítimas dos ataques.

Os primeiros relatos ocorreram a partir do dia 31 de dezembro, quando banhistas relataram que foram vítimas de mordidas de palometas. Naquela data foram nove casos. Já no dia 1º de janeiro, mais de 30 casos foram contabilizados. Os guarda-vidas fizeram os primeiros atendimentos e também orientaram os demais banhistas sobre os riscos. A orientação é procurar atendimento médico. Conforme a guarnição, os ferimentos se assemelham uns aos outros, sendo um pequeno corte redondo no local atingido, principalmente nos pés.

Segundo o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), procuraram atendimento no plantão de pronto atendimento da instituição duas pessoas no dia 31 e outras cinco no dia 1º de janeiro. Neste final de semana, outros dois banhistas procuraram o HCNSA para receber atendimento após serem alvo dos peixes.

As palometas são peixes carnívoros típicos dos rios do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Na década de 80, houve uma infestação da espécie em Rosário do Sul. Em 2012, em Toropi, no centro do Rio Grande do Sul, vinte pessoas foram atacadas por um cardume de palometas. Na ocasião, o Ibama informou que o baixo nível do rio Toropi e a escassez de comida poderiam ter provocado o ataque. As palometas, apesar de serem espécie carnívora, não tem o hábito de atacar as pessoas que não estejam com algum corte ou ferimento.

As informações são da Gazeta de Rosário. 

Postar um comentário

0 Comentários