Secretaria da Agricultura suspende aplicação do herbicida 2.4-D até o fim do ano


Por: Rádio Guaíba 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural confirmou, nesta terça-feira, a suspensão da utilização do herbicida 2,4-D nas lavouras do Rio Grande do Sul até o dia 31 de dezembro. O químico, utilizado pelos sojicultores, vêm causando prejuízos em produções de frutas como uvas, azeitonas e maçãs, especialmente nas regiões da Campanha, fronteira Oeste, Central e Campos de Cima da Serra.

Coletas realizadas em Dom Pedrito comprovaram deriva do 2.4-D. 

A proibição do herbicida foi avalizada pelo secretário da Agricultura, Covatti Filho, após reunião realizada, pela manhã, com técnicos do Grupo de Trabalho do 2.4-D. Nesta quarta-feira, será publicada no Diário Oficial do Estado uma instrução normativa decretando a proibição do 2.4-D.

A medida pode ser prorrogada pelo governo. No encontro, foram apresentados novos estudos, que indicaram que das 143 amostras coletadas, 132 deram positivo para presença do agrotóxico, totalizando 92% dos casos, em 41 municípios gaúchos.

Na semana passada, o Ministério Público recomendou que o governo determinasse a suspensão da aplicação do agroquímico enquanto durar a greve dos fiscais agropecuários, iniciada na terça passada. Na soja, o 2.4-D é usado para controlar plantas daninhas e invasoras e para aumentar a eficiência de outros herbicidas. Mas, vêm se espalhando e destruindo culturas mais sensíveis.

Postar um comentário

0 Comentários