Município perde mais uma repartição pública: posto do Ministério do Trabalho é fechado - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

6 de novembro de 2019

Município perde mais uma repartição pública: posto do Ministério do Trabalho é fechado


O servidor público federal Francisco Ferrer falou ao programa Panorama Geral, da Rádio Upacaraí, apresentado pelos colegas Júnior Rodrigues e Antônio Xavier, sobre o fechamento do posto do Ministério do Trabalho em Dom Pedrito, que funcionava junto ao prédio do INSS. Desde o início do ano, já havia um aviso quanto ao fechamento do posto, no entanto, a decisão foi postergada, até o encerramento das atividades, de fato, que ocorreu no dia 31 de outubro.

Quanto aos recursos do Seguro, os trabalhadores terão de se deslocar a Bagé ou Santana do Livramento.

Ferrer, que está sendo transferido para Bagé, diz que os serviços já foram interrompidos, um deles é a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), no entanto, o serviço pode ser encaminhado via online, pelo site servicos.mte.gov.br. "No início do ano já queriam fechar", salientou. Havia uma expectativa pelo não encerramento das atividades, no entanto, além de Dom Pedrito, em Viamão e Alegrete os postos também foram fechados.

"Aquela carteira (de trabalho) física não existe mais, só em caso de um trabalhador que vá trabalhar em uma empresa que não esteja ligada ao e-social ou não esteja ligada à internet, o que é difícil hoje em dia. Atualmente há a CTPS digital, lançada pelo governo, que pode ser acessada pelo celular", detalhou Ferrer, no entanto, complementa que o sistema pode gerar dúvidas em pessoas não familiarizadas com o meio digital.

Ferrer complementa que a partir de agora, a carteira física só será expedida em casos excepcionais. Para quem tem a CTPS física, nada muda, podendo ser utilizada normalmente, exceto se esgotar as vias. "A CTPS só não vale quando é inutilizada, rasurada ou não tem mais folhas para preencher". Neste momento, o trabalhador deverá encaminhar uma nova carteira, só que no formato digital.

Sobre a CTPS digital:

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.
Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads