Dia de Finados leva público ao Cemitério Municipal - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

4 de novembro de 2019

Dia de Finados leva público ao Cemitério Municipal


O Dia de Finados, celebrado no sábado (2) levou o público ao Cemitério Municipal. Pela manhã, o movimento era intenso, tanto no entorno do largo Lucidoro Brito quanto nas ruas próximas, o tráfego de veículos tornava difícil conseguir estacionar. Dentro do cemitério, o público carregava velas e flores, no dia dedicado à memória daqueles que já se foram. Às 9h, foi celebrada à Missa Campal junto à Capela.

No espaço mais ao fundo, velas eram acesas. O comércio de flores próximo à entrada do Cemitério também foi intenso, já que muitos deixaram para comprar os adornos na última hora. Já durante a tarde, tendo em vista o temor do tempo chuvoso, o movimento era consideravelmente menor.

A origem

A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos. O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta do século V, mas foi no século XIII que o dia dois de novembro passou a ser o Dia de Finados. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. Já no Brasil, a tradição é outra e independendo da temperatura da região, visitar os que já morreram é uma obrigação das primeiras horas do dia.



Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads