Temporal destelha residências, danifica rede elétrica, derruba árvores e causa alagamentos

Foto: André Úria

Forte temporal atingiu Dom Pedrito entre o final da madrugada e o início da manhã desta terça-feira (29), destelhando mais de 100 residências, conforme estimativas divulgadas. Praticamente todos os bairros foram atingidos. Ainda pela manhã, o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves decretou ponto facultativo e declarou situação de emergência em virtude dos estragos. A rede elétrica foi extensamente afetada, muitos postes acabaram caindo.

Ventos entre 120 km e 140 km foram registrados na Capital da Paz. Nos bairros, árvores e postes acabaram caindo, no entanto, aos poucos, a energia elétrica está sendo restabelecida pela CEEE. Na zona rural, também há relatos de danos na rede elétrica. O Corpo de Bombeiros atua desde cedo retirando árvores que caíram sobre residências ou atingiram fios de luz.

Até às 14h, de acordo com informações do Secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil, Clodoaldo Santos, mais de 100 residências foram destelhadas ou tiveram algum dano em virtude do temporal. Lonas estão sendo fornecidas. Os servidores da Secretaria de Obras também atuam na desobstrução de ruas. "No geral, toda cidade foi afetada", resumiu o secretário. Até às 16h, choveu 70 milímetros.

Ruas também foram alagadas. Trechos abrangendo vias como Abreu Fialho e General neto ficaram debaixo d´água. O cruzamento das ruas Sete de Setembro e Coronel Urbano precisou ser parcialmente bloqueado para trânsito, uma árvore localizada no pátio do Instituto de Educação Bernardino Ângelo, acabou caindo em cima de um muro. A Delegacia de Polícia teve parte do telhado arrancado com a força do vento e na escola municipal Dr. José Tude de Godoy, o telhado de algumas salas também foi danificado.

Pelo Twitter, o governador Eduardo Leite anunciou auxílio para Dom Pedrito, Bagé e Santana do Livramento. A Prefeitura de Dom Pedrito também mobilizou uma campanha de arrecadação. Neste momento, o foco está voltado para famílias que tiveram suas casas destelhadas.

Ainda há vários fios caídos, portanto, pedestres e motoristas devem ter cuidado e manter atenção.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santana do Livramento foi chamada para prestar reforço em Dom Pedrito.

Bagé também foi afetada pelo vendaval. O Corpo de Bombeiros da Rainha da Fronteira está atuando com três equipes para atender as demandas. Na praça Silveira Martins, árvores foram arrancadas com a força do vento. Nos bairros, um cenário muito semelhante a Dom Pedrito: rede elétrica danificada e casas destelhadas.

Confira algumas imagens:



















 

Postar um comentário

0 Comentários