Obras de pavimentação já estão em andamento


O Folha tem acompanhado o início das obras de pavimentação em Dom Pedrito. Em dois trechos (até esta quarta-feira) os trabalhos efetivamente já tiveram início: o primeiro, abrangendo a rua 14 de julho, entre avenida Rio Branco e rua Moreira César e, na rua Bernardino Ângelo, entre as ruas 14 de Julho e 20 de Setembro e o segundo, abrangendo a rua Andrade Neves - trecho entre Santos Dumont e Alan Kardec -, Torquato Severo - entre Duque de Caxias e Trilha de Lemos - e Trilha de Lemos - entre as ruas Rui Barbosa e Alan Kardec.

Conversamos com a equipe que está à frente da Secretaria de Planejamento, composta pela titular da pasta, Luciane Moura, o titular adjunto Matter Souza e a coordenadora de Projetos, Caroline Silva, buscando mais informações sobre o andamento dos processos, início das obras e próximos locais contemplados.

Dos cinco editais lançados até o momento, dentro do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), assinado entre município e Caixa Econômica Federal, em dois deles já há movimentação nas obras, em um terceiro, que abrange a rua Jarbas Martins, na Vila Argeny, a obra ainda está para começar. Outros dois processos terão desdobramentos em outubro. As obras possuem diferentes cronogramas, variando de 90 a 180 dias.

De acordo com Matter Souza, secretário adjunto, nos próximos dias deverá se desenrolar uma definição quanto à pavimentação da rua General Carneiro - entre Bernardino Ângelo e General Neto -, além de uma quadra da rua Moreira César. Ele explica que as licitações têm início com a habilitação das empresas interessadas - além de todos os prazos necessários até que uma empresa seja considerada vencedora.

As obras, quando lançadas na totalidade - ainda há mais editais em produção - vão abranger todos os bairros. A secretária pontua que a população deve compreender que transtornos serão causados em virtude da realização das obras - já houve casos de acúmulo de lixo em alguns locais abertos -, no entanto, conforme contato estabelecido com os moradores residentes nas áreas de abrangência das obras há uma aceitação positiva, cuja compreensão passa pelos benefícios futuros da pavimentação.

Apesar de o foco estar na pavimentação, Luciane destaca que as obras também abrangem drenagem, com colocação de tubos adequados e construção de caixas. Outro registro, também, é a participação expressiva de empresas interessadas na execução dos projetos, o que, segundo Luciane, demonstra a credibilidade conquistada pelo município durante a atual administração.

Postar um comentário

0 Comentários