Pelotão Ambiental da BM apreende peixes e material de pesca ilegal no interior de Dom Pedrito


Uma ação realizada na manhã de hoje (9), pelo 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar no interior de Dom Pedrito, resultou na apreensão de redes e grande quantidade de peixes. Os pescadores flagrados pelos policiais - alguns profissionalizados - foram levados à Delegacia de Polícia.

De acordo com o tenente Valeriano Alan Jardim de Moraes, a ação foi possibilitada após denúncia recebida na noite desta quinta-feira, de que ao menos dois grupos estavam pescando e utilizando material ilegal. Os policiais, na manhã de hoje, localizaram os pescadores nas localidades do Passo Fundo e Santa Maria Chico. Nos dois acampamentos, as redes utilizadas eram proibidas para a atividade - apenas redes com malha 6 (120 milímetros) são permitidas na abrangência da Bacia do rio Uruguai.

Outra irregularidade constatada, em relação aos peixes, que estavam cortados em forma de filé, sem cabeça e cauda, que também é vedado pela legislação, pois impossibilita a medição do tamanho do animal (precisa ter 30 cm ou mais).

O tenente explica que a maioria das redes apreendidas eram da chamada malha 5. "A pesca não é proibida, ela se torna ilegal quando não se cumprem regras, no caso, o que ocorreu nesses dois acampamentos", pontuou Valeriano.

Os grupos não teriam ligação.

Dos 250 kg de peixes apreendidos, 100 kg foram descartados, por não apresentarem condições de consumo.  Outros 150 kg foram doados: 50 kg para a Casa da Menina, 50 kg para a Casa do Menino e 50 kg para o Asilo, instituições de Bagé, pois não foi possível obter um parecer sanitário em Dom Pedrito.


Postar um comentário

0 Comentários