Faltando um mês para início de voos, adequações no Aeroporto de Bagé são finalizadas

Foto: Tiago Rolim Moura/Jornal Minuano

Por: Jornal Minuano

Várias melhorias foram realizadas no Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer, de Bagé, projetando o início dos voos comercias diários que ligarão a Rainha da Fronteira a Porto Alegre. Para receber as aeronaves da Gol/Two Flex, que comportam nove passageiros, as adequações já foram finalizadas. Mas a melhoria está sendo ampliada prevendo, para mais adiante, a atuação, também, da empresa Azul, que deve começar a operar, com a mesma linha, mas aviões maiores, a partir de 2020.

De acordo com superintendente do Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer, Anilson Silveira Gonçalves, várias mudanças já foram realizadas no terminal para receber aeronaves e passageiros. Para as operações da empresa Gol/TwoFlex, que irão iniciar o dia 20 de setembro, foi alterado o local de embarque e desembarque e, ainda, estão sendo implantadas esteiras para as bagagens. Ele ressalta que o aeroporto irá instalar um canal de inspeção (Raio X) e já conta com três agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac) que, recentemente, finalizaram seus treinamentos.

O superintendente afirmou que Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já realizou a fiscalização do terminal e que a certificação para o recebimento das aeronaves maiores deve sair em breve. O documento está sendo pleiteado desde abril deste ano. “Estamos respondendo aos relatórios de inspeção que apontaram o nivelamento e pintura da pista e pequenas mudanças no cercamento do terminal”, relatou.

Gonçalves salientou que o trabalho no aeroporto também deve ser adaptado para os voos. Hoje, o terminal funciona das 7h às 19h, mas os voos devem ter saída de Bagé de segunda a sexta-feira, às 6h45 - por isso, os horários estão sendo adaptados. O retorno para o município sairá às 18h15 de Porto Alegre com pouso após às 19h. A estimativa é de que haja um aumento de cerca de 600 voos por ano.

Conforme Gonçalves, as mudanças realizadas, até agora, no terminal, contaram com o apoio da Prefeitura. Também, enfatizou que os equipamentos de raio X, esteiras, pórtico detector de metais, balcões de chek-in virão de outros aeroportos.

Já em uso

Em 2018, o aeroporto recebeu 170 aeronaves de táxi aéreos, jatos executivos e helicópteros. No primeiro semestre deste ano, o número chegou a 93. Com a implantação dos voos diários, estes números devem, pelo menos, quintuplicar, o que exigirá as mudanças em curso.

Postar um comentário

0 Comentários