Arrecadação online do IPVA inscrito em Dívida Ativa já está disponível no Banco do Brasil


O Banco do Brasil iniciou a arrecadação online do IPVA inscrito em Dívida Ativa. A nova sistemática, construída pela Receita Estadual em conjunto com Procergs e Detran, é válida para os clientes do banco e tem como objetivo facilitar o pagamento de tributos, diminuir o custo da cobrança e simplificar a interação entre fisco, contribuintes e agentes arrecadadores.

A solução, que é totalmente on-line e já estava disponível para os casos de IPVA não inscrito em Dívida Ativa, também abrange o seguro DPVAT, as taxas de expedição de documentos e a quitação de multas (Detran). Para débitos de exercícios anteriores inscritos em Dívida Ativa e débitos relativos a autos de lançamento, também é possível realizar o parcelamento do valor devido em até cinco vezes.

O atraso no pagamento do IPVA representa multa diária de 0,334% ao dia até o limite de 20%, conforme o vencimento pelo número final da placa do veículo. Depois de 60 dias em atraso, ocorre a inscrição em Dívida Ativa, quando mais 5% são acrescidos.

Neste ano, a inscrição envolveu mais de 300 mil veículos. Segundo Luis Fernando Flores Crivelaro, subsecretário adjunto da Receita Estadual, o IPVA On-line proporciona benefícios para o fisco, bancos e, o que é ainda mais importante, para os contribuintes. “A solução facilita o pagamento do tributo e, portanto, a regularização dos contribuintes inadimplentes, o que evita uma série de outras consequências para o devedor”, destaca.

Postar um comentário

0 Comentários