Fim da cobrança de roaming vai beneficiar pedritenses que residem na zona rural


Deve ser anunciado oficialmente amanhã (17), em Santa Fé, na Argentina, acordo que prevê o fim da cobrança de "roaming" internacional, conforme afirmou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O acordo deve beneficiar moradores da zona rural de Dom Pedrito, onde o sinal das operadoras uruguaias é presente, como algumas localidades do Ponche Verde e Upacaraí, por exemplo.

O acordo firmado pelo Mercosul com a União Europeia estabelece que os dois blocos cooperem para fornecer "serviços de roaming transparentes e com tarifas razoáveis".

O "roaming" internacional é uma cobrança específica que acontece quando uma pessoa utiliza serviços móveis, como dados ou telefonia, fora da área de cobertura da operadora — o que geralmente fica restrito às fronteiras nacionais. Por exemplo, hoje uma ligação feita a partir da Argentina ou do Paraguai tem custos adicionais de roaming, a não ser que o usuário tenha pacotes específicos oferecidos pelas operadoras.

Muitos pedritenses, ainda que em território brasileiro, precisam utilizar serviços das operadoras do país vizinho para estabelecer contato com a cidade. A situação já foi denunciada pelo vereador Sérgio Roberto Vieira (MDB).

Postar um comentário

0 Comentários