Caso de Influenza A é confirmado em Dom Pedrito




A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, comunica que nesta semana foi confirmado laboratorialmente o primeiro caso de Influenza A ocorrido no município, neste ano. Trata-se de paciente do sexo masculino, 73 anos de idade, não vacinado, que esteve internado no Hospital São Luiz, entre os dias 14 e 18 deste mês, quando teve alta melhorada.

O vírus identificado no exame realizado pelo LACEN/RS é “Influenza A Sazonal H3”.
Não se tratando de Influenza A H1 N1. É o primeiro resultado detectável no âmbito da Sétima Coordenadoria Regional de Saúde, de um total de 18 amostras analisadas no corrente ano.

Em Dom Pedrito, em 2019, foram realizadas sete coletas até esta data, a primeira em 28 de março, apenas a última detectou algum tipo de vírus.

Salientamos a importância da vacinação para os grupos prioritários e do uso de medidas preventivas como:

- Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel principalmente após tossir ou espirrar, após uso do banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar olhos, nariz e boca;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos antes;
- Manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;
- Evitar ambientes com pouca ventilação e locais com aglomeração de pessoas.
- Pessoas com sintomas de Síndrome Gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abster-se de atividades de trabalho, estudos e evitar ambientes coletivos.

Postar um comentário

0 Comentários