Contrato entre Município e Caixa deve viabilizar pavimentação e construção de pontes

Fotos: divulgação/Departamento de Comunicação

No início da tarde desta terça-feira (18), a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, através do prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves e do superintendente regional da Caixa Marcio Reolon, assinaram o contrato de repasse para pavimentação de ruas e construção de pontes no perímetro urbano do município.

Os recursos que custearão as despesas de capital relacionadas a essa obra de mobilidade urbana serão financiados pelo banco no valor total de R$ 10 milhões, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).

Participaram da solenidade de assinatura, além do prefeito e do superintendente regional, a secretária de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Luciane Moura, a gerente regional Carolina Victoria, a representante Caixa, Josana Macedo, o gerente local da Caixa, Daniel Christófoli, vereadores e equipe de Governo.

Em sua fala, o superintendente da Caixa, parabenizou a administração municipal por estar com as contas em dia, o que possibilita o acesso ao financiamento e à equipe técnica da Prefeitura, que teve todos os projetos aprovados.

Conforme a titular do Planejamento, esse projeto mudará o contexto de infraestrutura em nossa cidade. “Serão mais de 50 quadras pavimentadas com pedra irregular, já as deixando aptas a receber futuramente recapeamento asfáltico ecológico”, destacou Luciane, que também fez um apelo para que as empresas locais e da região participem dos processos licitatórios para execução dos serviços.

O prefeito ressaltou que cada pedritense conhece muito bem as carências em infraestrutura. “Essa é a maior operação de crédito de Dom Pedrito e tenho certeza que de muitos municípios do Estado. Conseguimos chegar até aqui através do respeito, do trabalho e da honestidade, essa é a receita”, enfatizou Mário Augusto, que salientou que a Cooperativa Habitacional Bela União (Chabu) também será contemplada com pavimentação, um dos importantes passos para que o conjunto habitacional finalmente seja implementado.

Ele fez agradecimentos à equipe de Governo, aos vereadores que tiveram um importante papel nesse processo e ao funcionalismo.

“Essa conquista não é da administração, mas sim da comunidade pedritense. E será dia de festa o dia em que as crianças não precisarão mais colocar o pé no barro para estudar, os adultos trabalhar e vermos o número de empreendimentos aumentar por termos infraestrutura adequada. Num futuro próximo teremos muito além de 30% da cidade pavimentada e, isso sim, será motivo de festa”, finalizou o prefeito.

A liberação do recurso acontecerá através de seis parcelas trimestrais, totalizando 18 meses de execução. O financiamento terá carência de 24 meses para início da amortização, que irá ocorrer em 96 meses.

Gonçalves também destacou que os recursos serão empregados em pontilhões na zona rural, no entanto, dois dos pontilhões compõem a atual rota da safra.

O que é o FINISA

O programa possibilita que as prefeituras financiem itens definidos como investimentos e despesas de capital em seu orçamento, tais como compra de equipamentos, estudos e projetos, obras de infraestrutura urbana e social (mobilidade urbana, prédios públicos, hospitais, creches e presídios), obras de infraestrutura econômica (energia, logística, petróleo, telecomunicações, biocombustível, gás e indústria naval) e de saneamento ambiental (resíduos sólidos urbanos, água, esgoto e drenagem). Em todas as operações, a Caixa monitora o cumprimento de suas políticas de responsabilidade social empresarial, ambiental e de crédito, entre outras.


Postar um comentário

0 Comentários