Vinhos, Aromas e Sabores


Vinho e água mineral

 As refeições constituídas de vários pratos servidos sequencialmente, em geral, devem ser acompanhadas por diferentes tipos de vinho, ou seja, cada prato combinando com um vinho determinado.  Se for considerado, ainda, que o conceito de slow -food deve permear nessas refeições e a comunicação entre as pessoas se desenrola alegre e prazerosa, há uma tendência de maior consumo de vinhos.

 Nesse caso aconselha-se ingerir água proporcional ao consumo de vinhos. A água exerce três funções importantes a) neutraliza a boca para o próximo prato; b) regula o volume de vinho a ser consumido; e c) reidrata as células do organismo desidratada pela ação do álcool.

O sabor do vinho 

 Os defumados, por possuírem sabor expressivo,  pedem vinhos encorpados e com personalidade.  Peixe defumado combina bem com vinhos brancos e volumosos,  com certa doçura e aroma. Mas carnes vermelhas ou preparadas à base de defumados exigem tintos encorpados e potentes. O doce torna o vinho seco. Portanto,como regra geral, o vinho sempre deve ser mais doce que a sobremesa. Com sobremesas à base de frutas recomendam-se vinhos brancos frutados, especialmente os moscateis espumantes.

A arte da apreciação do vinho

 O vinho é bebida ilustre e apreciada que o homem moderno, desejoso de conhecê-lo mais e apreciar os prazeres de degusta-lo, passa obrigatoriamente por aproximar-se.

 Necessário esclarecer o vinho, é simples, natural e assim deve ser interpretado. O hábito diário do consumo faz incorporamos e descobrirmos gestos naturais,  características, aromas, e sabores.

Culinária regional

 A reputação da culinária regional está firmada e hoje os vinhos associados a seus admirados pratos, substanciosos,  robustos e saborosos, são atrativos aos visitantes de nossa cidade. Quando se trata de combinar vinho e comida há duas escolas de pensamento, a abordagem digamos doutrinária que prescrevem combinações específicas e a abordagem (laissez-faire), que sugere não haver regras. Na minha opinião, nada é tão útil quanto a rapidez em aprender com o bom senso e experiências.

Beba vinhos faça amigos!

Postar um comentário

0 Comentários