Vinhos, Aromas e Sabores


Enoturismo Rural

 O enoturismo rural conjuga variadas paisagens naturais, flora, fauna, arquitetura, vinhos, gastronomia regional, folclore e tradições. Esse conjunto preservado identifica a cidade e à projeta. A cozinha campeira transmite o espírito e hospitalidade do pampa gaúcho.

Características dos vinhos varietais

 Os varietais possuem descritores aromáticos próprios que os diferenciam e os distinguem. É oportuno salientar, entretanto, que os descritores sensoriais utilizados para caracterizar os varietais podem ser distintos dos aqui apresentados, em virtude da diversidade de características que vinhos de uma mesma variedade podem apresentar em função do terroir, da tecnologia utilizada no cultivo da videira e na elaboração do vinho.

Vinhos Brancos

Chardonnay  - É uma variedade que tem sua origem na Borgonha, França. Os cachos e as bagas são pequenos. Apresenta bom potencial para produção de açúcar, mas conservando acidez. O vinho Chardonnay é potente, tem bom volume de boca e pode apresentar complexidade aromática. Descritores aromáticos - abacaxi,  pêssego,  melão,  maracujá,  baunilha.
Gewürztraminer - Originária da Alemanha, possui cachos e bagas rosados pequenos.  Os vinhos tem tipicidade marcante devido às características aromáticas que apresentam. Descritores aromáticos - mel, especiarias, rosas, pomelo, lichia, pessego.

Vinhos Tintos 

Cabernet Franc  - Originária do sudoeste da França Tem algumas características da Cabernet souvignon, mas seu potencial de produção de açúcar, de acidez e principalmente polifenóis é menor. Descritores aromáticos - com características de pequenas frutas vermelhas como amora, cereja e framboesa.

Tannat - Originária da região basca, sudoeste da França. Tem cacho grande e bagas médias. Se a uva é madura, e o vinho envelhecido em barrica de carvalho torna-se relativamente redondo mais suave e agradável. Descritores aromáticos : frutas vermelhas - cassis, framboesa, ameixa, caramelo, especiarias e marmelo.

Postar um comentário

0 Comentários