Placas do Mercosul já são uma norma no Estado


 A partir da última semana, os veículos novos ou transferidos já serão emplacados com o padrão Mercosul no Rio Grande do Sul. O novo modelo é de cor branca, possui quatro letras e três números, além de um “QR” Code, um código digital, para identificação do veículos.

 Segundo o coordenador do CRVA de Dom Pedriro, Luciano Amaral, no primeiro dia, após o cadastramento do novo programa, foram cerca de 30 trocas de placas, e até o fechamento desta edição cerca no primeiro dia após a mudança."É importante destacar que nem todos os motoristas precisam passar pelo sistema de troca de placas, apenas os que estão dentro dos processos de vistoria", explicou Amaral.

 Os processos de vistorias citado pelo coordenador, tratam-se da transferência de propriedade de veículos do RS, transferência de propriedade de veículo de outro Estado, troca de município de veículo do RS, correção do município de emplacamento, troca de município de veículo de outro Estado, troca de placa, correção de informação do veículo, alteração de informações do proprietário, correção de informação do proprietário, transferência de veículo acidentado, transferência de propriedade por ordem judicial e autorização para fabricação de placas.

 A data inicial do novo sistema era 1º de dezembro, mas o prazo foi estendido a pedido do diretor-presidente do Detran-RS, Paulo Kopschina. De acordo com a empresa que realiza a fabricação das placas no município, existe o entendimento de que o número de profissionais capacitados para fabricar das novas chapas é o necessário para atender a demanda.

 Em Dom Pedrito, duas empresas atuam nessa aplicação, no entanto, apenas uma está licenciada, enquanto a outra ainda está no processo de adequação. Vale lembrar que nosso município é o único na região que realiza a fabricação das placas.
                                                                    
 De acordo com a resolução Contran n°729/2018 e suas alterações, segue a tabela de conversão das placas pré-mercosul para Mercosul.
 Exemplo: IYA 7012  para IYA 7A12 - altera apenas o segundo numeral por letra:

0 - A  
1 - B
2 - C
3 - D
4 - E
5 - F
6 - G
7 - H
8 - I
9 - J

Postar um comentário

0 Comentários