Entenda porque a Praia do Chiquilim está imprópria para banho


 A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) lançou no dia 15 de dezembro, o Projeto Balneabilidade 2018-2019. Neste ano a Fepam ampliou para 44 o número de municípios monitorados, com a inclusão dos balneários de Pelotas e Tavares. Ampliou também o número de pontos monitorados para 94.

 Primeiro relatório informa que 12 dos 94 pontos monitorados estão com águas impróprias para banho, incluindo Dom Pedrito. A Praia do Chiquilin, nosso famoso balneário do município,  foi considerado impróprio porque o resultado de uma ou mais das últimas cinco amostras coletadas constataram mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 Escherichia coli por cem ml.

 Os critérios do projeto consideram duas categorias de balneabilidade para águas doces, salobras e salinas: próprias ou impróprias para banho. São consideradas próprias quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual de 800 por cem mililitros.

 O Projeto Balneabilidade deste verão terá duração de 16 semanas. Os resultados das análises da qualidade da água serão divulgados sempre às sextas-feiras, até 1º de março de 2019. Os boletins são elaborados com base nos resultados das informações obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, são utilizados os parâmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações.

Postar um comentário

0 Comentários