Programa Alimentar é Preciso

Programa Alimentar é Preciso -
 Centro Espírita de Jesus e Lar de Bezerra
Trabalhadores do Centro Espírita

 As instituições religiosas são conhecidas pelo seu caráter assistencial e ao longo da história foram elas que levaram o socorro a quantos necessitavam de auxílio, enquanto os governos não assumiam seu papel como promotores da dignidade social.

 Nesse contexto, as casas espíritas, por seguirem os preceitos cristãos, inserem-se no trabalho de levar o socorro moral e material às comunidades onde estão inseridas. Em nossa cidade, o Centro Espírita de Jesus e sua extensão, Lar de Bezerra, desenvolve desde 2007 o Programa Alimentar é Preciso. Trata-se de uma ação desenvolvida pelo Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita que busca exercitar a caridade material sem paternalismo, sensibilizando aquele que se encontra em vulnerabilidade social, para que compreenda, dentro dos postulados espíritas, o motivo de seus sofrimentos atuais. Diferente dos programas governamentais, desenvolve este serviço de forma paciente, metódica, repleta de amor e de entendimento às limitações do próximo. O programa é desenvolvido no Lar de Bezerra, localizado na Rua Davi Canabarro, e assiste famílias em situação de vulnerabilidade social, independente da denominação religiosa, e que, em seu núcleo familiar, tenham crianças de zero a três anos de idade. A estes, são disponibilizados quatro pacotes de leite em pó mensalmente, a fim de garantir uma nutrição adequada, que lhes proporcionará maiores possibilidades de crescimento, aprendizado e aprimoramento.

Grupo de participantes da oficina
de bolos e salgados
 O programa se justifica tendo em vista que nosso município pertence á metade Sul do Estado, região bastante empobrecida pela falta de investimentos, onde comprovadamente o desemprego é uma realidade, o que, por via de consequência, gera quadros de extrema pobreza, levando muitas famílias a viverem privadas de bens essenciais à condição humana e a própria subsistência.

 O Centro Espírita de Jesus, conciso de sua responsabilidade, atende neste projeto 60 crianças, comprovadamente carentes, ajudando-as materialmente sem imposições, visando a sua promoção social, conscientizando-as quanto as possibilidades de mudanças positivas tanto na vida exterior como na interior. O projeto não se limita a oferecer às famílias somente uma ajuda de custo através de doações de leite em pó, as mães recebem também o acompanhamento pedagógico e de saúde, através das colaboradoras do DAPSE e equipe técnica responsável pelo projeto. Orientação às mães com relação à nutrição e a saúde da criança e quanto ao ambiente familiar harmonizado, também fazem parte do trabalho desenvolvido nos encontros.

Duas das trabalhadoras que
 ministram a oficina
 As atividades são quinzenais e acontecem na sede da instituição. Além destas, visitas domiciliares semestrais são realizadas pela nutricionista e pela psicóloga do programa a fim de acompanhar o desenvolvimento das crianças. São parceiros do Programa Alimentar é Preciso, a prefeitura; clubes de serviço; Comdica, através do Fundo Municipal; pessoas físicas ou jurídicas que financiam as atividades através do pagamento de carnês; e o Judiciário pedritense, que na pessoa do juiz Luis Filipe Lemos Almeida tem contribuído decisivamente com o projeto, através das penas alternativas.

 Atualmente, uma oficina de bolos e salgados está sendo realizada. A cada quinze dias, em torno de vinte participantes se reúnem nas dependências do Lar de Bezerra, das 14h às 16. Lá elas recebem além das instruções, o material didático do curso. As participantes referem que é muito bom participar da iniciativa, sempre se aprende algo novo e são conhecimentos que farão a diferença no dia a dia.


Postar um comentário

0 Comentários