"Santo do asilo" O homem mais velho do mundo?

Santos Santana Afonso- "Santo do asilo"
 O homem mais velho do mundo?
Equipe da RBS TV gravando entrevista com "Santo"

 Quem já não ouviu falar em Santos Santana Afonso - o Santo, como é popularmente conhecido. Pois este pedritense, ao que tudo indica é o homem mais velho do mundo. Seus 116 anos de idade por certo testemunharam muitos acontecimentos, registrados por seus vivos olhos e exteriorizados pela fala ligeira e a memória incomum para uma pessoa desta idade.

 Em conversa com o administrador do Asilo da Velhice Major Alencastro da Fontoura, Manoel Maria Carrion Garcia - o Maneco, ele nos mostrou alguns documentos de "Santo", que comprovam a veracidade do que estamos afirmando. A certidão de nascimento emitida em 2009 no cartório de registros aqui da cidade, mediante consulta aos livros de registros, dá conta de que, realmente, "Santo" nasceu às 15h do dia 12 de março do longínquo ano de 1901, em casa, como era costume e necessidade nessa época.

 Pessoalmente, Maneco acredita estarem corretos os documentos, pois, como ele refere, em 1950, aos 14 anos, Maneco lembra que "Santo" já era homem feito, com seus trinta e poucos anos, o que indica estarem os documentos de acordo, até porque, o mais comum era acontecer de as pessoas serem registradas algum tempo depois do nascimento e não o contrário.  Conversamos um pouco com "Santo", que passa a maior parte do tempo na cama, pois que ele já não caminha mais. Com lucidez e humor invejáveis, "Santo" foi contando histórias de sua mocidade, mencionando nomes, locais onde viveu e trabalhou no interior do município.

Certidão de nascimento
 Na cabeceira, um violão companheiro, que vez por outra ele arranha alguns acordes, e a gaita de boca, esta sim, "Santo" tira mais seguidamente algumas melodias. Segundo Maneco, sua rotina diária inicia com o banho por volta das 8h e depois o café da manhã. As refeições, por uma questão de comodidade, ele faz no quarto mesmo. No leito, "Santo" Gosta de receber visitas, ser fotografado. Afinal, quem não gosta de ser acarinhado, principalmente nesta altura da vida. Até que apareça um concorrente, "Santo" continuará sendo o homem mais velho do mundo.

 O caso teve bastante repercussão, tanto é que até o repórter Fabio Eberhardt da RBS TV, gravou uma entrevista com o "Santo", no mesmo dia. Santo Conversou, tocou sua gaita de boca e deixou, através de sua contagiante alegria, nobres lições de vida.

 Luis Carlos Cordiel, o companheiro e cuidador de "Santo", também falou um pouco sobre seu tutelado e disse que cuidar de dele é muito gratificante, pois "Santo" é uma pessoa muito agradável.

Postar um comentário

0 Comentários