Corrida de motocicletas em 1940



 A imagem mostra uma Dom Pedrito de 1940. É inevitável a comparação com a cidade que temos hoje. Será que essa década representada na imagem é melhor que a década que vivemos? Uns dirão não. Que hoje a tecnologia encurtou as distâncias, que as questões de saúde são mais bem resolvidas, etc. Outros dirão que sim, que a cidade nessa época promovia mais eventos, que as pessoas conversavam mais, que era um tempo mais agradável de viver.

 A foto aí ao lado é de uma corrida de motocicletas realizada em volta da praça central, provavelmente em uma data comemorativa, talvez sete de setembro. Os pilotos faziam parte de um moto clube composto por militares e alguns civis. O destaque é para a madrinha da corrida, Orfila Machado da Luz, casada com o coronel Lauro Teixeira Ervilha. Orfila era realmente uma mulher diferenciada na sua época. Além das motocicletas, ela era Piloto de avião. Segundo familiares seus, aqui da cidade, ela viajava seguidamente entre Dom Pedrito e São Gabriel. Hoje aos 93 anos de idade, ela mora em Ubá -MG, com o esposo que depois de se aposentar retornou para a terra de origem. No evento, autoridades civis e militares no palanque montado na Av. Rio Branco. Pessoas vestidas a caráter para o evento não dispensavam nem o chapéu que era na época o acessório indispensável aos homens. Na caixa d`água, outros se posicionam para ter uma visão melhor.

 Sentiu saudade dessa época? Então reviva com o Folha da Cidade nas próximas edições, sempre uma nova história sobre velhos tempos.



Postar um comentário

1 Comentários

Alex Miorin disse…
A Sra Orfila Machado da Luz foi a primeira aviadora do Brasil. Não foi dado o devido credito a ela, talvez por ser mulher.