Silvio Bermann


 Futuro governo e Brigada trabalham para viabilizar carnaval

Desde a metade deste ano o 4º Esquadrão da Brigada Militar de Dom Pedrito vem planejando o carnaval de rua de 2017. E, nos últimos meses, começaram as tratativas da corporação com o prefeito eleito em 2 de outubro, Mário Augusto de Freire Gonçalves, visando a mesma festa popular, que teve sua realização frustrada em 2015 em função de a própria Brigada Militar ter antecipado não possuir condições, naquele momento, de garantir a segurança pública do evento, considerando-se o pequeno efetivo disponível.

 Um dos trunfos com que se poderá contar, em fevereiro de 2017 (e que não estava disponível no carnaval suspenso de 2016) será a existência do Consepro (Conselho Municipal Pró-Segurança Pública de Dom Pedrito), que já vem destinando recursos às forças policiais do município, através da ajuda da comunidade em nível de recursos financeiros e apoio às suas promoções.

Silvio Bermann
 A tendência, disse-me o sargento Gonçalves, sub-comandante do 4º Esquadrão da BM, é de que o Conselho venha a pagar diárias de brigadianos que viriam de outros municípios para reforçar o policiamento de nosso carnaval e, desta forma, garantir as Festas de Momo, uma vez que com o efetivo de policiais militares hoje disponível em Dom Pedrito, que anda em torno de 50 brigadianos, inexoravelmente teríamos nova suspensão do carnaval de rua. Até porque esse efetivo, que já é pequeno, não retrata o número real de policiais disponíveis, já que devem ser descontados aqueles em férias, em dispensa para tratamento de saúde, os que dão guarda no Presídio Estadual de Dom Pedrito, outros que fazem apenas serviços administrativos, e ainda os que estão cedidos para a força de combate ao abigeato e à Operação Golfinho (nos balneários Rio Grande afora).


 A propósito, o sargento Gonçalves recorda que em 1992, quando sua turma recém-formada chegava a Dom Pedrito, o Esquadrão local contava com 102 PMs, número atualmente reduzido pela metade. “E ainda não chegamos ao fundo do poço, o que deverá acontecer em julho próximo”, disse ele, numa referência ao fato que justamente sua turma de 1992 estará, naquele mês, completando tempo para entrar para a reserva. “Viemos para Dom Pedrito em oito. Alguns já foram embora, restamos cinco. Destes, quatro estarão em condições de se aposentar em julho próximo” revela Gonçalves. Perguntei, então: “Mas, não podem ser substituídos por outros PMs?”. Ao que respondeu: “Não virão outros porque não tem de onde virem. Existem municípios em situação ainda pior de efetivo do que nós”. Detalhe: os sargentos Oronha e Maribel (que não são da mesma turma), neste momento estão em férias e já não retornam mais à ativa, isto é, no fim das férias já entrarão para a reserva.
Então, nosso carnaval depende, mais do que nunca, do reforço de efetivo de outros esquadrões PM, senão novamente seria cancelado, o que se pretende evitar. “Estamos nos organizando para viabilizar o carnaval de 2017”, garante o sargento Gonçalves.

 Detalhe importante: poderíamos ter uma grande inovação no carnaval de rua deste ano, se copiássemos o modelo que vem sendo adotado, com extraordinário sucesso, por municípios como Santa Cruz, Santa Maria, Cruz Alta e Uruguaiana, por exemplo. Explico: um carnaval fora de época, uma ou duas semanas antes ou depois das datas oficiais do evento. Entre as vantagens para Dom Pedrito estaria a obtenção, com maior facilidade, de reforço de policiamento de outros municípios. Quem sabe, até, conseguíssemos trazer alguma atração de centros maiores para se apresentar por aqui. Mas isso é coisa para ser discutida entre as autoridades competentes (futuro governo, Brigada Militar e Consepro) e as agremiações carnavalescas, que efetivamente entendem e fazem o carnaval de rua de Dom Pedrito, no que o comércio local poderia também ser chamado para opinar. Aguardemos para ver o que acontece. Carpe diem.

Postar um comentário

0 Comentários