Rotary Obelisco desenvolve projeto piloto de Prevenção e Controle do Diabetes

Alunos realizaram teste de glicose
 Na quarta-feira (16), o Rotary Clube Obelisco da Paz, deu continuidade à execução do "Projeto de Prevenção e Controle do Diabetes e Distúrbios Metabólicos em Crianças e Adolescentes da Rede Municipal", na Escola Alexandre Vieira, escolhida como escola Piloto.

 De acordo com a presidente do Rotary Obelisco, Gislaine Ávila Freitas, o projeto surgiu  a partir de uma apresentação de um ante-projeto do vereador Renato Chiaradia, que levou a ideia até o clube de serviço. "A questão do diabetes é algo sério e que se deve pensar. Logo abraçamos a ideia e propusemos para a direção da Escola Alexandre Vieira em razão da proximidade existente com a equipe. A Escola aceitou e no primeiro semestre, quando a Denise Soncini era presidente fizemos os primeiros exames. Hoje realizamos com os demais alunos, para que possamos ter um panorama da real situação, através da coleta de dados concretos. Essa escola piloto tem alunos com realidades diferencidas, da cidade e do interior", ressalta Gislaine. Com o projeto, principalmente os alunos, mas também professores e funcionários interessados,  passaram por pesagem, medição de altura e teste de glicose (HGT), todos realizados por integrantes do Rotary Obelisco, visto o clube contar com farmacêuticas e bioquímicas, proprietárias do laboratório Laroche, com o conhecimento necessário para a realização do exame.
Estudantes sendo pesados e medidos.

 Questionada quanto à continuidade do projeto, Gislaine afirma pretensão com outras escolas. "Entre os  pilares do Rotary estão a saúde, a educação e o saneamento básico. No Rotary, pensamos da seguinte forma: sou rotariana e estou como presidente, os projetos que estão em andamento concluímos, enfim, damos veracidade às nossas ações. Depois de termos esse panorama da realidade na escola piloto, nossa ideia é dar continuidade nos locais que também abracarem esta causa", afirma a presidente. Em conversa com a diretora da Escola Alexandre Vieira, Roseli Correa Goularte, ela destacou o projeto como de grande importãncia e valor. "Todos os projetos que chegam até a escola procuramos desenvolver. O diabetes entre crianças e adolescentes é algo importante e que devemos dar valor. Sabemos que existe, que é um número elevado e que, muitas vezes, os pais não percebem a importância e nem tem acesso a exame. Na escola já temos crianças obesas e com sobrepeso, assim, procuramos sempre, enquanto escola, fazer o possível para que o aluno vença as etapas. Realizamos encaminhamentos para a Secretaria de Saúde, até porque já tivemos na escola caso de bullying envolvendo uma criança de 5 anos. Notamos, porém, a negligência de muitos pais, fato que nos levou a  tomar outros procedimentos. Se solicitamos alguma ação dos pais e nada é realizado, fazemos um registro de ocorrência na escola e buscamos o Conselho Tutelar", expõe a diretora.  

Postar um comentário

0 Comentários