Técnicos do Serviço Geológico do Brasil realizam medição do rio Santa Maria

Equipamento DCP M 9 -  Técnico encaminhou o aparelho em toda a largura do rio

 Recentemente, a reportagem do Folha da Cidade flagrou um trabalho um pouco incomum no município, a medição do volume de água do rio Santa Maria.

 Na ocasião, o técnico em hidrologia, Heber Paz Zanetti e o técnico em Geociência, Marcos Araújo, ambos pertencentes ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do governo Federal, realizaram o procedimento de medição de cima da ponte em razão da cheia do rio, por intermédio da utilização do equipamento DCP M9, que através do método acústico, utiliza dados de área e velocidade da água para obter o volume por segundos.

Técnicos Heber Zanetti e Marco Araújo
 Segundo Heber Zanetti a medição ocorre regularmente por intermédio de réguas da estação de monitoramento de nível, já instaladas no rio, que repassam os dados diariamente, às 7h e às 18h, porém a visita presencial é realizada três vezes ao ano ou em momentos de eventos, tais como a cheia do rio. "Nós realizamos a medição em metros cúbicos por segundo para ser montada uma curva-chave. Os dados acerca da medição vão para o sistema e quem quiser ou necessitar, pode utilizá-los", explica o técnico.

 Curva-chave  é  uma  relação  nível-vazão  numa  determinada  seção  de um  rio.  Dado  o nível  do  rio  na  seção  para  a  qual  a  expressão  foi  desenvolvida,  obtém-se  a  vazão.  Não  é apenas  o  nível  da  água  que  influencia  a  vazão:  a  declividade  do  rio,  a  forma  da  seção (mais  estreita  ou  mais  larga)  também  alteram  a  vazão,  ainda  que  o  nível  seja  o  mesmo.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL

 O Serviço Geológico do Brasil ou CPRM, nome fantasia advindo da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, é uma empresa pública que está diretamente ligada à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia.

 O Serviço Geológico é responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal. Entre as atividades feitas estão os levantamentos geológicos, geofísicos e hidrogeológicos, mapeamentos geoquímicos, avaliação de recursos minerais do Brasil, gestão da informação geológica, análises químicas e minerais do laboratório de análises minerais.

Postar um comentário

0 Comentários