Mostra de Educação Profissional

Dom Pedrito obtém o 1º lugar 
em Gestão e Negócios

Aluno Fernando Alves.
 O projeto Cobessul, que objetiva a diversificação da economia e da cultura de soja, através da produção do Extrato Nucleico de Soja, popularmente chamado de Leite de Soja, conquistou o 1º lugar na Mostra de Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (MEP/RS – 2016), no eixo Gestão e Negócios, evento que foi desenvolvido de 22 a 24 de agosto, em Bagé, promovido pela Seduc (Secretaria da Educação do RS), Suepro (Superintendência da Educação Profi ssional do MEP 2016 RS) e 13ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), envolvendo trabalhos desenvolvidos nos cursos técnicos das escolas estaduais.

 Na oportunidade, a Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito (EEEPDP), popularmente denominada de Escola Técnica, esteve representada por 13 projetos – um grupo de 40 pessoas, entre professores, orientadores e alunos, do médio e pós médio - , entre eles o 1º colocado referido acima, trabalho que teve a coordenação do formando Fernando Alves, do curso Técnico em Administração, que é coordenado pela professora Pâmela Pozzebon, e orientação da professora Elizethe Rieffel.

 
Alunos e professores na saída
para o MEP
 O projeto Cobessul segue, agora, para a 13ª Fecitep (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profi ssional), em Porto Alegre, no mês de setembro, quando estará representando a Escola Técnica pedritense. “Nossa intenção é colocar esse projeto em prática, através da formação de uma cooperativa”, explica Fernando Alves, acrescentando que será necessário um investimento de R$ 38 mil para a aquisição de uma usina de produção do ‘Leite de Soja’.

O sistema apresentado prevê a produção de 15 litros do produto por hora, o equivalente a 120 litros/dia.  No mercado, atualmente, um litro desse alimento é comercializado por volta de R$ 3,25. Em um município como Dom Pedrito, em que a produção de soja já superou, em área plantada, até a tradicional cultura do arroz, parece ser natural que se espere adesão e apoio dos potenciais investidores ao projeto de Fernando Alves.

Postar um comentário

0 Comentários