Zika vírus em Dom Pedrito


 O setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde recebeu nesta semana, uma notificação de caso suspeito de ZIKA. A pessoa, seria a esposa de um militar, de 33 anos, que apresentou os sintomas iniciais durante viajem de retorno do estado do Rio de Janeiro.

 A vigilância do município realizou o protocolo de investigação, repassando as informações à Regional de Saúde e ao setor de Antropozoonoses do Centro 

 Estadual de Vigilância em Saúde. Também foi coletado material para exames laboratoriais específicos. A equipe também verificou que na residência e seu entorno, não existem condições propícias à proliferação de mosquitos.

 De acordo com o secretário Álvaro Raul Zanoletti, a equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) prossegue com os trabalhos de Vigilância Ambiental no que se refere à identificação de possíveis focos do mosquito transmissor de Zika, Dengue e Chicungunya, mas até o presente momento, a presença do mesmo não foi constatada no município.

 "Frisamos que não devemos descuidar da prevenção, portanto é necessário continuar evitando deixar abandonados a céu aberto pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos e xaxins, vasos de cemitério, piscinas, caixas d'água, tonéis, latões e cisternas destampadas ou mal tampadas. Aproveitamos para informar que o mosquito transmissor da Dengue pertence a uma espécie doméstica e associada ao homem, por isto abriga-se e coloca seus ovos nas proximidades ou interior do domicílio. A picada do mesmo ocorre com maior frequência durante o dia", lembra Zanoletti.

 O secretário ressalta, ainda, a importância da população permitir o acesso dos agentes de campo, devidamente identificados, às suas residências a fim de realizarem a identificação de possíveis focos.

Sintomas

 Os sintomas do Zika vírus incluem febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada. O Zika vírus não é contagioso, e por isso não passa de uma pessoa para outra. A única forma de pegar esta doença é sendo picado pelo mosquito. No entanto, se um mosquito que não tem o Zika vírus picar uma pessoa que está com Zika, ele é contaminado e começa a passar a doença para outras pessoas através de sua picada. 

 Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando: febre, entre 37,8°C e 38,5°C; dor nas articulações (mãos e pés); dor nos músculos do corpo; dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos.


Postar um comentário

0 Comentários