Soja se ressente do excesso de chuvas, diz Jair Rossato


 O presidente da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito (AADP), Jair Rossato, comentou, nesta semana que o excesso de precipitações vem preocupando bastante os produtores da região, em especial os sojicultores locais.

 “Plantamos entre 48 mil a 50 mil hectares de arroz em Dom Pedrito. 

 O plantio foi encerrado no final de novembro, início de dezembro, e a cultura já está toda nascida. Temos muita chuva, as várzeas estão alagadas e o arroz é novo, não está em fase de emborrachamento, de floração, está ‘em erva’ ainda. Mas, o arroz é planta da água, aguenta bastante estar encharcado”, depõe Rossato.

 “O problema maior – continua – é com a soja na várzea. A soja é diferente do arroz, aguenta até um alagamento, mas ultimamente vem encharcada. Se o alagamento acontece por dois ou três dias, aí a planta morre, o que está acontecendo nas partes bem baixas. Já nas coxilhas e nas meias várzeas, a cultura vai aguentando”, depõe o presidente da AADP. Para ele, nas várzeas baixas o produtor vai perder, com certeza, e não terá tempo hábil para fazer o replantio. “E, considere-se, que entre 25% a 30% de nossa soja está na várzea. O prejuízo vai ser significativo, mas não dá ainda para quantificar de quanto será”, conclui Rossato.

Postar um comentário

0 Comentários