Dom Pedrito lança Ecossistema de Inovação por meio do Projeto Cidade Empreendedora



Dom Pedrito deu um passo importante com o lançamento do seu Ecossistema Local de Inovação (ELI) na manhã de segunda-feira (8), na sede do Sindicato Rural. A cerimônia foi marcada pela palestra intitulada "Como os Ecossistemas de Inovação transformam economias e cidades”, realizada pela consultora de inovação, Lubi Neves e com participação do consultor Tainan V. Caballero. O evento foi uma realização do Sebrae RS por meio do Programa Cidade Empreendedora junto à Prefeitura de Dom Pedrito.

Conforme o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, o Ecossistema de Inovação, por meio do Programa Cidade Empreendedora, é mais um processo que vem com o objetivo de desenvolver a cidade, fazendo representantes de diversos setores refletirem sobre como criar ideias para resolver os problemas locais e da região. “Eu acredito muito nisso que está começando hoje, nesse trabalho e nesse desafio que não é só para o poder público, mas para toda a sociedade”, declara.

Segundo o analista de projetos de inovação do Sebrae RS, Marcio Silva, esse primeiro encontro teve o objetivo de sensibilizar lideranças de diferentes setores para trabalharem na criação do ELI de Dom Pedrito. O analista explica que isso já vem sendo preparado desde 2022, quando o prefeito identificou uma oportunidade para o município após participar de uma palestra oferecida pelo Sebrae aos empresários locais, na qual foi abordada a inovação na região da Campanha e Fronteira Oeste. "A ideia de hoje foi mostrar para pessoas das quatro hélices da inovação, que são o poder público, a academia, as empresas e a sociedade civil, para que toda essa gente pudesse se aproximar e se engajar no trabalho para a resolução de problemas, gerando desenvolvimento econômico e social pra cidade", afirma.

Para Lubi, a reunião foi um ótimo começo para Dom Pedrito, destacando a ideia do poder público em dar uma oportunidade para os jovens da cidade participarem da construção do ecossistema desde os primeiros passos. "A gente ainda não viveu isso em outro ecossistema, normalmente ele fica inicialmente com o pessoal do Poder Público, entidades de classe etc. Aqui, eu estou enxergando uma cara diferente. A juventude, de fato, consegue dinamizar muito as discussões", destaca a consultora.

Por sua vez, Tainan reforça a importância dos jovens nessa construção. “Os jovens precisam contribuir. Precisa ter essa balança, essa ponderação, entre uma participação de quem já fez a cidade e continua fazendo, mas também dos jovens que estão aqui dispostos a construir uma cidade cada vez melhor para morar e mais desenvolvida”, ressalta o consultor.

Já a professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Suziane Jacobs, avalia essa proposta como algo muito promissor para Dom Pedrito. “Eu imagino que, em um prazo bem curto, vamos ter bastante coisa nova para contar”, avalia.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para saber mais sobre o programa acesse:
https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários