Plano de mobilidade urbana


Em audiência pública, comunidade debate o tema

 Aconteceu na noite de terça-feira (9), no auditório do Centro de Convivência da Família, a primeira audiência pública com a comunidade pedritense, para conhecer alguns tópicos do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo elaborado pela prefeitura, através da empresa Urbana. Vários setores da sociedade se fizeram representados. Além da equipe da Secretaria de Planejamento, clubes de serviço, Brigada Militar, Associação dos Agricultores, sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações de moradores e vereadores participaram da reunião.

 Como noticiamos em outras oportunidades, o Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento político-administrativo que busca a implementação de programas, metas e ações voltadas à superação dos problemas de mobilidade urbana no município. Além de uma necessidade, existe uma exigência legal que prevê que cidades do porte de Dom Pedrito, precisam ,necessariamente, ter o referida plano conjuntamente ao seu plano diretor.

 Desta forma o engenheiro Eduardo Vargas e a arquiteta Letícia Corrêa, ambos da empresa Urbana Engenharia, fizeram a apresentação do plano aos representantes da comunidade, que puderam, através de suas observações pessoais, contribuir com sugestões.

 Também foram apresentados dados sobre a frota de veículos, pontos críticos e com maior índice de acidentes, dados já coletados na cidade. Durante a audiência pública, foi, ainda, realizada uma dinâmica, onde os presentes, divididos em três grupos, analisaram mapas da área urbana e mediante apontamentos, identificaram locais que precisarão receber ações de melhoria.

 Esta foi a terceira etapa do projeto, que é a leitura comunitária, momento em que, após coletados algumas informações sobre o município, estes são discutidos com a comunidade através de audiências públicas.

 Outras ainda virão e serão, também discutidas com a população, resultando na elaboração de projeto de lei, que deverá, por sua vez, passar pela aprovação da Câmara de Vereadores.

 No dia seguinte, quarta-feira (10), portanto, funcionários da Urbana Engenharia estiveram em alguns cruzamentos da cidade fazendo a contagem dos veículos. 
Foram escolhidos locais e horários de maior movimento. Os dados obtidos comporão o relatório que deverá ser entregue ao Executivo municipal.

Postar um comentário

0 Comentários