Querência Gaúcha

Domingo, 7 de abril de 2018.

  Abrindo a porteira
 Esta semana fiz uma visita a meus amigos e parceiros do CTG Rodeio da Fronteira, pois andava meio ausente daquela casa, por motivos alheios, mas esta semana estou pelo povo, e resolvi colocar a agenda em dia. Por lá fiquei sabendo das próximas promoções da entidade. Bueno, vamos lascando as novidades: hoje à noite o Coral Terra da Paz, em parceria com o CTG Rodeio da Fronteira, estará realizando um grande churrasco, com início previsto a partir das 20h. No cardápio encontrarás churrasco de carne bovina, carne ovina, arroz, saladas e buffet de sobremesas. Será sonorizado pelo amigo Juarez do som, e após o jantar, para quem quiser desgastar a janta o Juarez estará rodando umas músicas bailáveis, é só convidar a prenda e "gastar a sola no más"! O preparo de cardápio será por conta da gauchada do Rodeio da Fronteira, que é diplomado neste tipo de alimentação. A gauchada de lá sabe de churrasco e boia de panela, também são vários anos de treino, só pode sair coisa boa, não é seu Jairo Madruga? O único inconveniente é que a panela do feijão é muito alta, e o seu Carlos Reinaldo tem que subir num banquinho para mexer o feijão, mas isto se resolve não é seu Kico! Mais uma vez, meus parabéns ao Coral Terra da Paz , pela brilhante iniciativa. Lembro que no distante ano em o saudoso patrão João Tarouco Gonçalves exercia a patronagem de nossa entidade, convidamos o então deputado da época, Joaquim Monks, autor da Lei da Pilcha Gaúcha, a proferir importante palestra e debate a respeito da dita lei, e naquela época estava presente o Coral Terra da Paz, ao qual homenageamos com um jantar gauchesco. O tempo passa, e hoje teremos a oportunidade de reencontrar este coral que tem levado o nome de Dom Pedrito por onde anda. Vamos prestigiar o Coral Terra da Paz, se fazendo presente a este grandioso churrasco!

1º Rodeio Rincão dos Tordilhos

 Acontecerá nos próximos dias 13,14 e 15 de abril, na ASSOCIAÇÃO JOSÉ BENITO CHIAPETA, em  Lavras do Sul, o Primeiro Rodeio Rincão dos Tordilhos. Rincão dos Tordilhos, nome sugestivo, pois nos dias de hoje não se vê mais tropilhas de tordilhos, como existiam antigamente, e nem tampouco tropilhas de outras pelagens como era comum nas grandes fazendas deste Rio Grande. Talvez existam algumas, mas onde é mais comum de ver é no Uruguai, onde os fazendeiros mantêm a velha tradição de criar e manter juntos os animais por pelo, formando tropilhas de Baios,Tordilhos, Zainos, Lobunos, Gateados, Colorados, Tostados, Pretos e outras pelagens. Mas voltando ao Rodeio Rincão dos Tordilhos, consta na  programação: Laço Dupla, Laço Trio, Raspadinha, Laço Pai e Filho, e Laço Prenda. Serão mais de R$ 5.000,00 em prêmios.

Baile da Saudade


 Já está programado para o próximo dia 5 de maio, o famoso Baile da Saudade, que se não me falha a memória é a 35ª edição deste evento consagrado no calendário do Rodeio da Fronteira, e também no CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO, através de Projeto de Lei de autoria do vereador Hilton Ender Lopes. Este é o tradicional Baile do Café com Bolo Frito, que segue as tradições dos velhos bailes de campanha, onde durante a madrugada serviam café com bolo frito a todos os participantes, e nossa entidade, preservando este folclore, programa anualmente no mês de maio, o BAILE DA SAUDADE-BAILE DO BOLO FRITO. A animação este ano estará a cargo do GRUPO BALANÇO BOM, da cidade de Santa Maria. Xiru Velho, vai preparando as Pilchas no más, e dia 05 de maio vem pro Baile da Saudade.

Postar um comentário

0 Comentários