Querência Gaúcha


Abrindo a porteira

         Durante a 33a FENOVINOS, acontecida em Lavras do Sul, sábado passado, Feira Nacional de Ovinos, a Terra do Ouro foi palco da maior exposição de ovinos do Pais.
Pela primeira vez em solo Lavrense, a FENOVINOS, reuniu os melhores exemplares de 11 raças. Saliento que num período de 10 anos, esta edição teve o maior número de inscritos. Os fatores para esta participação são a evolução genética, e o momento atual favorável à ovinocultura. Registrou-se a participação de cabanhas de 37 municípios gaúchos, 5 do Paraná e um de Santa Catarina. Participaram animais das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Rombey Marsh, Hampshire Dow, Texel, Ile de France, Suffolk, Pool Dorset, Dorper, Crioula, e as variedades naturalmente coloridas, sendo 320 exemplares a galpão, e 16 trios rústicos. Foram parceiros do Sindicato Rural neste evento, Prefeitura Municipal, Emater, Fundovinos, Comissão Feminina e Comissão Jovem.
Dentro da programação, teve a escolha da próxima edição em 2022, ficando a cidade de Santana do Livramento, como nova anfitriã. De parabéns os organizadores, e sucesso aos próximos!
FALECIMENTOS
Lamentamos o falecimento do Juiz Federal, Promotor de Justiça de Palmas, Tocantins, e grande músico, Lucídio Bandeira Dourado. Lucídio nasceu em Dom Pedrito, na Parada Pons, mas pela proximidade com Bagé, foi registrado naquela cidade. Ainda jovem estudando, fundou com demais colegas o conjunto musical gaúcho OS GUENOAS. Cujo padrinho artístico foi o Padre Fredolim Brauer, que mantinha um programa gaúcho na Rádio Difusora de Bagé. Lucídio era pecuarista e criador de cavalos crioulos, em Palmas. Estava aposentado e mantinha um escritório de advocacia. A última vez que conversamos, disse me que tinha muita vontade de vender sua propriedade, e comprar aqui na região, onde pudesse montar um estúdio de gravação. Infelizmente foi vencido pelo Covid.
Também faleceu quarta feira, o pedritense Amílcar Moreira. Amílcar era integrante da Polícia Rodoviária Federal há 40 anos. Sendo o policial mais antigo no exercício de sua função. Foi integrante de patronagem do CTG Rodeio da Fronteira. Amigo de muitos anos, deixou a vida aos 70 anos, em plena atividade profissional. Sentimentos a seus familiares e amigos!
ARREMATE
Arremato o último tento do laço, cumprimentando meus parceiros de patronagem do Rodeio da Fronteira, amigos Paulo Ayres, Carlos Reinaldo, Rogério, Mauro, Bulica e Analberto, que estão à espera que passe esta pandemia, para que o CTG volte às suas atividades normais e realize suas programações tradicionais! 

12 de junho de 2021.

Seu comentário

Em "Comentar como:"
Você pode comentar como "Anônimo"