Querência Gaúcha - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

Querência Gaúcha


Abrindo a porteira

            Após uma chuvinha que caiu muito fraca em nossa cidade, e em alguns pontos um pouco mais, mas que não chegou a minimizar a situação da seca, pois o que precisamos para os campos é no mínimo de 120 milímetros de chuva. Esta difícil de vir, mas vamos seguir rezando e pedindo a São Pedro, o padroeiro do Rio Grande, que abra a torneira o necessário para que nossos agropecuáristas tenham água para saciar a sede de seus rebanhos, e para suas plantações, que são a alavanca de sustentação desta terra. Esta semana, após dois meses de isolamento pelo povo, estou no município de Lavras onde choveu de 12 à 40 milímetros, mas a situação dos açudes, aguadas e pastos continua crítica. Os campos naturais estão raspados, deu uma verdeadinha nos pastos, mas possivelmente o frio não os deixe se recuperar. Pastagens artificiais, a falta da chuva atrasou muito e, estão em fase de crescimento. Creio que com todas as crises que estamos enfrentando, Covid, desemprego, restrições daqui e dali, será um ano difícil em todos os sentidos.

Live Pampa Sustentável 
       Nesta quinta feira, 14 de maio, às 20 horas, a ALIANZA DEL PASTIZAL Brasil, apresentou em primeira mão, dois vídeos produzidos em parceria com o FUNBIO, BRDE, E  SEMA-RS, a LIVE PAMPA SUSTENTÁVEL. A ideia é promover o melhoramento do campo nativo, e a conservação das aves e produção pecuária. 
Os vídeos foram comentados por Adauto Loureiro de Sousa, Glayson Beicket, e Alexandre Ferrazoli. A mediação foi de Davi Teixeira, e a transmissão pelo Canal YouTube Saver Brasil. (Bit. Ly/Save Brasil YouTube).

7º Remate Alianza Del Pastizal 
       Acontece logo mais a partir das 15h30min, mais um grande remate do Outono de Ouro, do Sindicato Rural de Lavras do Sul. Trata- se dos tradicionais Remates da Alianza del Pastizal em conjunto com o Remate do CITE 27, presidido por minha amiga Ana Medora de Sousa Mena Barreto. Este Remate será presencial e virtual, através do Lance Rural. 
Estarão em pista 1.500 animais, sendo esta a classificação: 525 vacas, 245 vacas prenhes, 500 vaquilhonas vazias, 90 vaquilhonas prenhes, 50 terneiros e 50 terneiros. Ótima oportunidade de adquirir bons produtos para povoar seus campos. Lavras do Sul vem ganhando um grande destaque na pecuária, devido a ótima genética, e a seus tradicionais remates que acontecem todos os sábados. Algo que em Dom Pedrito não acontece, não sei o motivo, pois temos um dos maiores criatorios de gado bovino e ovino do Estado, e não fazem remates, a não ser os tradicionais de Exposição. 
Será que não está na hora de nossos pecuaristas repensarem esta grande ferramenta de negócios? É uma oportunidade de realizar ótimos negócios e fortalecer nosso Sindicato Rural! 


Publicada na edição impressa de, 16 de maio de 2020.

Nenhum comentário:

Página inicial

Post Ads