Querência Gaúcha - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

Querência Gaúcha


Abrindo a porteira

  E o tempo? O que podemos dizer do tempo e suas previsões? Pois é, diziam dois compadres sentados à porta do galpão da estância, antes da primeira recorrida. Será que chove? Acho que não, cumpadre, as nuvens estão correndo do leste para oeste, ai não dá chuva, pois é, mas vou encilhar e levar meu poncho, prevenido nunca foi vencido.  Acho que só vai fazer peso nos arreios, e se desabar água? Olha que até a Invernada da Tapera são duas horas de trote, e pra volta após a campereada, se tiver tudo bem, são mais duas horas. Bem compadre, eu vou assim mesmo, sem poncho, fico mais leve para camperear, e se o Patrão Velho manda um chuvisco eu aguento no osso do peito! Assim os dois compadres seguiram a trotesito em direção a tal invernada. Enquanto isto as nuvens corriam no horizonte, formando densos volumes escuros no céu. Abriram a porteira da invernada, e o céu cada vez mais se enfarruscando, camperearam, revisaram todo o gado, e quando tomaram o rumo da porteira, um corisco riscou o céu de fora a fora caindo logo ali num gigantesco pé de umbu, dando aquele estouro e fazendo aquele estardalhaço. Vamo trotear cumpadre, que a chuva vem logo ali! Chegaram na porteira já com uns pingos, apearam, passaram para o corredor, e o mais prevenido disse: vou vestir meu poncho que vem água, e o compadre por não ser muito apertado disse: vou tirar um pelego e colocar nas costas porque desta feita errei feio a previsão. Feito isto, montaram a cavalo, baixaram a aba do chapéu e São Pedro despejou água de balde. Chegaram na estância,entraram para o galpão, desencilharam, e o do poncho falou: só molhei as botas compadre, e o outro respondeu, tô pior que pinto na chuva, todo molhado e ensopado até os calcanhar! E assim são as chuvas de verão, quando tu menos espera ela vem, e se precisas dela, ela nega!
E assim tem sido estas chuvinhas que andam por aí, chove bem num local, noutro cai uma garoa, e em outros nem um pingo d'água. Um dia ela chega com vontade, e mata a seca que está castigando algumas regiões.

 NÚCLEO DE CRIADORES DE
 CAVALOS CRIOULOS DE LAVRAS DO SUL 
Vem aí, dias 31 de janeiro,1º e 2 de fevereiro, o 10º Rodeio Aberto do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da TERRA DO OURO. Para isto estão convidando crioulistas e pessoal de Dom Pedrito para participarem deste grande evento que acontecerá no Parque Olávo Macedo, do Sindicato Rural. Serão três dias de muita festança e animação, com uma programação bem extensa. E para comemorar, no dia 31 de janeiro, show gratuíto com Enio Medeiros. Marca na tua agenda, e não esquece a data. Maiores informações com minha amiga Patrícia Munhoz, competente secretária do Núcleo Lavrense, pelo fone: 55 999631785. Por certo, mais uma vez terá a presença de um grande número de pedritenses, como acontece anualmente
ARREMATE
Arremato o último tento do laço, cumprimentando meu amigo, e parceiro de patronagem, Jorge Arthur, apresentador do Programa Raizes, que durante a Feira de Ovinos arrebatou o 2º lugar no Concurso de Churrasco de Cordeiro, promovido pelo Sindicato Rural. Parabéns Arthur, e que venham outros concursos.
Luiz Carlos Perez


Publicada na edição impressa de, 25 de janeiro de 2020.

Nenhum comentário:

Página inicial

Post Ads