Braças Literárias terá edição dedicada aos 25 anos da Sesmaria Cultural de Dom Pedrito

 


A Sesmaria Cultural de Dom Pedrito já projeta a próxima edição do Braças Literárias, tradicional publicação da entidade que chega ao número 44 e tem lançamento previsto para a Feira do Livro 2026, que deverá ser realizada na primeira quinzena de maio.

Criado pela então presidente da Sesmaria Cultural, a advogada, poeta, violinista, trovadora e compositora Gisele Bueno Pinto, o Braças Literárias é uma espécie de jornal literário que reúne crônicas, poemas, artigos e outros gêneros textuais. Com periodicidade anual, o impresso se consolidou como um espaço de registro e valorização da produção literária local e regional.

Para a edição deste ano, o tema principal será os 25 anos da Sesmaria Cultural de Dom Pedrito, contemplando apontamentos históricos da instituição, personagens que marcaram sua trajetória, a contribuição da entidade para a difusão da literatura local, bem como reflexões sobre a evolução da produção literária ao longo desse período. 

Também estão entre as abordagens sugeridas biografias e perfis de escritores locais, fatos significativos dos últimos 25 anos, histórias de instituições, eventos regionais que completam o mesmo tempo de existência e reflexões pessoais dos sesmeiros sobre a vida aos 25 anos.

Além do tema central, a publicação contará com temas secundários, como os 120 anos do escritor gaúcho Érico Veríssimo, com comentários sobre sua vida ou obra, e os 400 anos das Missões Jesuíticas, abordando aspectos históricos e arquitetônicos.

Entretanto, textos com temática livre, em prosa ou verso, também são bem-vindos, inclusive de autores não associados à Sesmaria Cultural ou de outros municípios. Para cada texto, é solicitada uma contribuição de R$ 2,00 por linha para associados e R$ 2,50 por linha para os demais participantes.

Os interessados devem enviar seus materiais até o dia 10 de março, em documento de texto, redigidos em fonte Calibri, tamanho 14, com espaçamento entre linhas de 1,0, exclusivamente para o e-mail oliveiraadilsonnunesde@gmail.com. O material não deve ser enviado em PDF. Sugestões de ilustração podem acompanhar o texto e não entram na contagem de linhas. Também é solicitado um minicurrículo do autor, com até cinco linhas.

Mais informações podem ser obtidas com o professor e museólogo Adilson Nunes de Oliveira, presidente da Sesmaria Cultural de Dom Pedrito, na sede do Museu Paulo Firpo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, ou pelo WhatsApp (53) 99910-1766.


*Conteúdo originalmente publicado na edição impressa dos dias 10 e 11 de janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários