Em um ato simbólico e de grande impacto para a proteção da infância no Rio Grande do Sul, a deputada estadual Adriana Lara (PL) instalou oficialmente a Frente Parlamentar pelo Fortalecimento dos Conselhos Tutelares do RS, durante a posse da nova diretoria da ACONTURS (Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado), em Porto Alegre.
A Frente nasce com o objetivo de apresentar propostas concretas para melhorar as condições de trabalho dos conselheiros tutelares, que em diversas cidades gaúchas enfrentam precariedade estrutural, falta de recursos e ausência de valorização profissional.
“Hoje demos um passo importante para quem dedica sua vida à proteção das nossas crianças e adolescentes. A instalação dessa Frente é um compromisso com a escuta, a valorização e a estruturação dos Conselhos Tutelares, que muitas vezes atuam sem o apoio necessário do poder público”, afirmou a deputada.
Durante o ato, a parlamentar anunciou que vai lutar pela criação de um piso mínimo estadual para os conselheiros tutelares, além da destinação de recursos para que cada conselho tenha autonomia para gerenciar o seu dia a dia com dignidade e eficiência.
“Os conselhos precisam ter condições básicas para funcionar: material de expediente, estrutura física, equipe de apoio. Vou batalhar para que haja recursos carimbados para isso, garantindo autonomia e respeito a esses profissionais que estão na linha de frente”, destacou.
Adriana também compartilhou uma medida pioneira implementada em Bagé, durante sua gestão como líder política no município vizinho: a concessão de 30% de adicional de periculosidade aos conselheiros tutelares.
“Em Bagé, reconhecemos que os conselheiros se arriscam diariamente. São eles que vão às casas onde há denúncias de maus-tratos, pedofilia ou abuso sexual infantil. Muitos já foram ameaçados de morte. Por isso, concedemos 30% de periculosidade sobre o salário, e agora estou levando essa experiência para o resto do estado”, explicou.
A proposta foi bem recebida pelos representantes da ACONTURS, que elogiaram publicamente o comprometimento da deputada com a pauta.
0 Comentários