O percurso
O grupo de estudantes, profissionais da Escola e familiares partiu de ônibus de Dom Pedrito na noite de terça-feira, 29 de outubro, em direção a Paysandú, no Uruguai, onde fizeram a imigração e partiram para a Argentina. A próxima parada foi em Colón, já em território argentino, para registrar a entrada no país. O trajeto é longo, mas não impediu que na quarta-feira de manhã, os estudantes já estivessem em Rosário, ávidos para conhecer o local. Foram ao shopping, ao Estádio Marcelo Bielsa e ao Aquário do Rio Paraná. A integração com as Escolas do Horto argentinas ficou para quinta-feira, além da visita ao Estádio Gigante de Arroyito.
O Horto na Argentina
A Rede Horto de Ensino está presente no mundo inteiro, com 45 escolas, mais de 45 mil estudantes e 2 mil professores. Com uma grande rede e integrante da Província Religiosa Madre Clara Podestá, as Escolas do Horto estão interligadas. Em setembro, a diretora da Instituição pedritense, Naira Simone Pereira Soares, visitou a sede da província em Alta Gracia, na Argentina, onde firmou a parceria de retornar com os estudantes para conhecer o país. “Quando tive contato com a província argentina pessoalmente, no seu país, entendi que levar nossos estudantes para conhecê-los seria fundamental para seu crescimento pessoal, para conhecer a extensão da nossa escola centenária e as oportunidades que ela oferece”, destaca a gestora.
O contato com os estudantes das Escolas do Horto na Argentina mostrou-se de enorme valor: conversas em português e espanhol e uma nova rede de amizade construída. Mas ainda faltava o gran finale: o jogo com os colegas argentinos.
Integração
A rivalidade histórica entre Brasil e Argentina ficou de lado logo no primeiro momento. A manhã de quinta-feira começou na Capela do Colégio Nuestra Señora del Huerto, onde os estudantes das três escolas se conheceram. A harmonia reinou, pois juntos, jogaram futsal, voleibol e handebol, esportes reforçados no Clube de Esportes do Horto Dom Pedrito. A ocasião se mostrou de muita alegria e troca de experiências.
“O esporte tem o poder de mudar o mundo” é a frase do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, escolhida pela professora de Educação Física, Mariliza Machado de Leon, para ilustrar a experiência. “Além do mundo esportivo, os estudantes criaram laços, socializaram, construíram novas amizades, firmaram nossos valores gianellinos, principalmente o respeito, tão importante no esporte”, aponta a professora. Mariliza ainda destaca que os laços de amizade construídos através do esporte, ajudam na saúde física e mental dos adolescentes, e trazem a família ainda mais para perto da Escola, o que só tem a acrescentar na educação do jovem. Além dos jogos, os alunos brasileiros participaram da aula de música dos argentinos, cantando em uníssono, fizeram brincadeiras e demais jogos recreativos.
Os passeios
O município tem cerca de um milhão de habitantes, portanto, oportunidades de passeios não faltaram. Além das Escolas, os intercambistas visitaram o Centro Científico, Tecnológico e Educativo “Acuario del Río Paraná”, uma iniciativa pública do Governo da Província de Santa Fé para a conservação ambiental e o aproveitamento sustentável do Rio Paraná. Ali, tiveram também uma lição de geografia sobre a importância do rio e sua biologia, conhecendo diversos animais.
Uma atração muito esperada na programação era o Estádio Marcelo Bielsa, do Club Atlético Newell's Old Boys. A expectativa consistia na história de craques do país: Diego Maradona e Lionel Messi. O jogador de futebol, Maradona, jogou por pouco no time na década de 1990, mas sempre foi reconhecido como ídolo pelos torcedores. Lionel Messi nasceu em Rosário e integrou as categorias de base do Newell's dos seis aos 13 anos, quando foi para a Europa. Na época, marcou 234 gols em 176 jogos e é torcedor declarado do time. Inclusive, uma volta para o Newell’s Old Boys no futuro não está descartada. Os atletas do Horto Dom Pedrito visitaram o gramado, as arquibancadas, os troféus e os vestiários. Também fez parte do roteiro o Estádio Gigante de Arroyito, do Club Atlético Rosario Central. O clube é um dos mais antigos e tradicionais da Argentina, fundado em 1889. Foi sede da Copa do Mundo de 1978 - ocasião em que o Brasil jogou contra a Argentina no Estádio - e da Copa América de 1987.
Experiência única
O Horto Dom Pedrito está seguindo o caminho do padroeiro das Escolas , Santo Antônio Maria Gianelli, e busca conhecer suas obras ao redor
do mundo que são conduzidas pelas Irmãs de Nossa Senhora do Horto. No ano passado, um grupo de estudantes viajou a Porto Alegre, trilhando os passos do Santo. A caminhada terá continuidade nos próximos anos com dois destinos certos: Paraguai e Itália.
do mundo que são conduzidas pelas Irmãs de Nossa Senhora do Horto. No ano passado, um grupo de estudantes viajou a Porto Alegre, trilhando os passos do Santo. A caminhada terá continuidade nos próximos anos com dois destinos certos: Paraguai e Itália.
Segundo a representante da mantenedora, Teresinha Canuto, a viagem foi demasiadamente valorosa para os estudantes, foi uma troca cultural muito especial, um diferencial que a rede busca proporcionar para família Horto. A excursão brasileira foi recebida com muito entusiasmo pelas escolas e muito provavelmente a próxima parada dos estudantes argentinos de Rosário, será na Escola de Ensino Médio Nossa Senhora do Horto.
Natalie Pereira Soares
Assessoria de Comunicação Horto Dom Pedrito
Contato: (53) 99954-1619
0 Comentários